Já pensou se um dos seus equipamentos agrícolas sofrer um acidente ou for roubado?
Para o produtor rural, seus maquinários são bens preciosos, pois é com eles que a produção acontece e não dá para arriscar ficar com esses veículos parados.
Por isso, o empresário do agronegócio precisa de um bom seguro de máquinas agrícolas para garantir que sua produção não vai parar por conta dos mais variados problemas que podem acontecer.
No artigo de hoje vamos explicar tudo sobre como funciona este tipo de seguro, quais as principais vantagens e também onde contratar as apólices que verdadeiramente contemplam as necessidades do seu negócio.
Boa leitura.
Ah, e se você preferir ver o mesmo conteúdo em vídeo, segue o link do nosso Canal do Youtube:
O que é um seguro de máquinas agrícolas?
Diferente de veículos utilitários para empresas de outros setores, o agronegócio demanda investimento em máquinas agrícolas de custo muito alto e que têm vital importância no dia a dia do negócio.
Um dia sem um maquinário importante pode representar um prejuízo enorme para o produtor rural, por isso ter um seguro máquinas agrícolas é essencial para que o trabalho no campo não precise parar por muito tempo.
O objetivo das apólices deste tipo de seguro é garantir que as máquinas utilizadas na produção estejam protegidas contra os mais variados problemas comuns à atuação no campo.
Por isso mesmo as apólices são bastante variadas no sentido do que podem cobrir, sendo necessário compreender quais são as necessidades produtivas do seu negócio e a quais riscos os seus bens estão expostos.
Como funciona o seguro de máquinas agrícolas?
Geralmente os seguros de máquinas agrícolas têm coberturas básicas que protegem os prejuízos por causas externas, porém é possível contratar coberturas complementares ou adicionais nas apólices.
Algumas delas são:
- Furto e Roubo
- Incêndio, Queda de raio, Explosão
- Colisão, capotamento e tombamento
- Quebra de vidros da cabine
- Responsabilidade civil
- Danos durante o transporte
- Perda ou pagamento de aluguel
- Lucros cessantes
- Despesa de salvamento
- Acidentes pessoais operador
- Operação de equipamento próximo a água
A seguir, vamos entender um pouco melhor algumas das coberturas mais comumente encontradas no mercado.
Coberturas básicas
Diferentemente de outros ramos de seguros, as coberturas básicas do seguro de máquinas agrícolas variam um pouco mais de seguradora para seguradora, mas em regra são:
Roubo ou furto da máquina
Normalmente essa é a proteção básica deste seguro agrícola na maioria das seguradoras, protegendo o equipamento contra um perigo bastante real no caso de maquinários agrícolas, um patrimônio que custa centenas de milhares ou até milhões de reais!
Ah, e é sempre bom lembrar que roubo são os casos onde há contato com o criminoso que toma o bem sob ameaça, e o furto é quando o equipamento é levado sem que haja contato com quem o levou.
Colisão, capotamento e outros acidentes
Colisões, capotamentos, tombamentos e outros acidentes são bastante comuns no campo, afinal, não é incomum encontrar terrenos irregulares e que demandam muita habilidade por parte do condutor.
A principal proteção para esse tipo de ocasião envolve indenizações aos danos materiais causados ao equipamento.
Incêndio ou explosão
Aqui já começamos a falar de uma cobertura que em algumas apólices pode ser uma cobertura básica e em outras apólices é uma cobertura adicional, mas que vale muito a pena ser considerada.
As explosões e incêndios, apesar de não serem tão recorrentes quanto outros problemas já citados, são bem plausíveis, ainda mais em casos em que a manutenção dos maquinários não está em dia ou seu uso é forçado demais em alguma ocasião.
Estar coberto contra isso te dá mais tranquilidade.
Coberturas adicionais
Agora vamos a algumas coberturas complementares ou adicionais na maioria das apólices.
Queda de raios
Prejuízo por conta da queda de raio é algo pouco comum nas cidades, mas sabemos que no campo a incidência de descargas elétricas são mais frequentes e, portanto, um perigo real para os maquinários agrícolas que operam a céu aberto.
Por isso, ter essa proteção no seguro de máquinas agrícolas é muito importante.
Lucros cessantes
Essa é uma cobertura bem específica para casos em que, como consequência de acidentes que causem perda total ou parcial dos equipamentos agrícolas e estes fiquem impossibilitados de operar por semanas, haja perda financeira do agricultor.
Ter essa proteção pode ser bem importante, concorda?
Perda ou pagamento de aluguel
Essa interessante cobertura indeniza prejuízos nos casos em que:
- o produtor disponibilize seu maquinário agrícola para terceiros e algo acontecer com o equipamento que impeça essa geração de receita; ou
- o produtor for obrigado a alugar equipamentos de terceiros por conta de um problema com o seu maquinário e que este seja coberto pelo seguro de máquinas agrícolas.
Em regra, a indenização é feita em bases mensais e desde que haja a comprovação da despesa ou da perda de receita.
Responsabilidade civil
Por fim vamos falar da responsabilidade civil, que é algo que já abordamos outras vezes aqui no blog da Drs. protect.
Nesse caso específico de máquinas agrícolas, essa cobertura vai indenizar o segurado em caso de danos causados a terceiros ou mesmo para cobrir acidentes de trabalho que eventualmente ocorram com seus funcionários.
Como mencionamos antes, há outras coberturas adicionais que podem ser contratadas, mas tudo vai depender das necessidades da sua operação, portanto analise bem as opções antes de fechar o seu seguro de máquinas agrícolas.
Quais as vantagens do seguro de máquinas agrícolas?
Além de toda tranquilidade de saber que um imprevisto não vai prejudicar a sua operação, o seguro de máquinas agrícolas pode agregar outras vantagens ao seu negócio.
Confira.
Flexibilidade e agilidade na contratação
Essa primeira vantagem vai depender sempre da seguradora que você escolher, mas, em geral, é possível contratar apólices bem completas de forma bem descomplicada.
Proteção contra furtos e roubos
Já citamos nas coberturas básicas, mas vale reforçar que essa proteção além de essencial é muito vantajosa, pois os produtores rurais costumam estar distante dos centros urbanos, portanto, longe da ação protetiva da polícia militar.
A melhor forma de se precaver é ter um bom seguro de máquinas agrícolas e proteger esse valioso patrimônio.
Redução de riscos
Tudo que já citamos colabora para reduzir os riscos operacionais e financeiros do seu negócio, sendo assim uma boa forma de minimizar sustos através de um seguro, que é, em essência, uma baita ferramenta de planejamento financeiro.
Como escolher o melhor seguro para máquinas agrícolas?
Depois de tudo isso que mencionamos, você pode estar pensando que esse seguro pode ter um custo alto, mas na verdade tudo depende da apólice e da seguradora escolhida.
Contudo, quando falamos de seguro em geral, a preocupação não deve ser o preço, mas sim a proteção oferecida e a facilidade em acionar a seguradora em caso de necessidade.
Com isso em mente, o melhor seguro para máquinas agrícolas é o que atende as suas principais necessidades e que cabe no seu orçamento.
Leia mais: Seguro rural: 8 exemplos e dicas
Como contratar um seguro de máquina agrícola?
A melhor maneira de contratar esse seguro é por meio de quem entende do que você precisa e sabe onde encontrar opções com o melhor custo possível.
Para isso, a Drs. protect é a parceira ideal, pois temos experiência em seguros e contamos com parcerias com as principais seguradoras do país.
Assim, nossos orçamentos levam em conta o que sua empresa precisa e assim buscamos soluções que resolvam, sem enrolação.
Solicite uma proposta e veja como podemos trazer mais proteção para o seu agronegócio.
Conclusão
Agora que você viu tudo que precisava sobre seguro máquinas agrícolas, é hora de entender o que é necessário para sua produção não parar e buscar as melhores opções de contrato.
Com a Drs. protect você sai na frente e tem acesso às melhores opções de seguros do mercado, conheça nossos serviços.