Disponibilizar um plano odontológico para a sua empresa é fundamental, já que assim a saúde oral dos seus funcionários fica sempre em dia. No entanto, no momento da contratação é importante estar atento e verificar o tipo de cobertura e condições oferecidas pelo contrato.
Ao oferecer esse tipo de benefício aos seus colaboradores, o nível de satisfação aumenta, proporcionando uma consequente elevação nos níveis de produtividade e diminuindo as taxas de rotatividade dentro das empresas.
Assim, ao decidir contratar um plano odontológico para a sua empresa, você precisa estar atento a algumas questões no momento de selecionar a cobertura ideal para os seus funcionários.
Acompanhe o restante deste texto, pois aqui traremos luz a este interessante tema e responderemos a todas as suas dúvidas.
Ah, mas se preferir assistir ao vídeo deste conteúdo, é só acompanhar logo aqui embaixo!
Como escolher o melhor plano odontológico para a sua empresa?
Basta seguir o passo a passo a seguir:
Verifique se a prestadora está registrada na ANS
Antes de mais nada, é fundamental que você verifique se a prestadora do plano odontológico está registrada na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão responsável por fiscalizar a operação de todos os planos de saúde e odonto do Brasil.
Assim, quando uma operadora se cadastra na ANS, ela mostra que cumpre as exigências impostas pela Agência. Isso acaba garantindo que os interesses do contratante e as cláusulas do contrato sejam todos devidamente atendidos.
Geralmente, em um plano básico só não estão incluídos procedimentos relativos a aparelhos ortodônticos e estéticos, mas você pode optar por uma uma cobertura um pouco mais abrangente.
Leia mais: Qual o melhor plano odontológico infantil? Saiba como fazer a melhor escolha!
Confira se o plano em questão ainda está ativo
Além de verificar se o plano odontológico em questão está cadastrado na Agência Nacional de Saúde Suplementar, também é preciso checar se ele está ativo.
Isso porque a operadora do plano pode acabar criando novos produtos ou realizando atualizações, fazendo com que algumas opções fiquem ultrapassadas.
Analise todos os itens da proposta
São raros os casos em que existe uma coparticipação em um plano odontológico. Normalmente, isso só acontece em tratamentos especiais.
Além disso, é fundamental que você analise todos os custos e valores envolvidos na contração desse tipo de serviço para não ter surpresas quando o contrato estiver em vigor ou, especialmente, nas regras de cancelamento. Muitas vezes, o empresário não se atualiza sobre os prazos e as condições de cancelamento do plano e depois acaba tendo algumas surpresas desagradáveis.
Verifique a rede credenciada
Outro fator fundamental que precisa ser verificado no momento da contratação de um plano odontológico é a rede credenciada. Ou seja, quais são os profissionais, consultórios, clínicas e laboratórios que aceitam o plano pretendido.
Além disso, você também precisa se certificar quais são as regiões/localidades em que a rede possui atendimento, a fim de identificar qual tipo de opção atende melhor os seus funcionários. Uma cobertura nacional é uma ótima opção para colaboradores que viajam bastante a trabalho, por exemplo. No entanto, ela costuma ter um valor mais elevado do que uma cobertura regional.
Benefícios de oferecer um plano odontológico aos seus funcionários
Ao oferecer essa opção de cobertura aos seus colaboradores, você se depara com diversos benefícios para a sua empresa. Confira os principais deles a seguir:
Crescimento da satisfação e da produtividade
Ao oferecer esse tipo de benefício para os seus funcionários, a produtividade tende a aumentar, já que fica evidente a preocupação da empresa com a qualidade de vida e bem estar de toda a equipe.
Vantagem frente aos concorrentes
Por ser algo que não é oferecido por todas as empresas, as que optam por beneficiar seus colaboradores com um plano odontológico acabam saindo na frente dos seus concorrentes.
Dedução do Imposto de Renda para a empresa
Disponibilizar esse tipo de serviço resulta, também, na dedução do Imposto de Renda empresarial, como acontece com a oferta de vales refeição e alimentação, por exemplo, para empresas optantes pelo regime tributário do Lucro Real.
E, ainda melhor, você pode dividir este investimento mensal com seus colaboradores e diminuir ainda mais seu investimento!
Conclusão
Ao oferecer um Plano Odontológico aos seus colaboradores você consegue verificar um aumento da satisfação dos seus colaboradores e da sua produtividade, o que impacta de forma positiva os seus resultados.
Quer saber mais detalhes? Fale agora mesmo com uma Dra. ou um Dr. protect!