Já é uma prática bastante comum que as empresas ofereçam Plano de Saúde para funcionário como um benefício custeado integral ou parcialmente pela companhia.
De fato, é algo que muitos funcionários valorizam no emprego, então é muito válido que você ofereça a seus colaboradores esse tipo de benefício, desde que seguindo algumas leis para fazer isso da forma adequada.
Vamos, então, te explicar melhor como fazer para oferecer um bom Plano de Saúde para seus funcionários e a importância que esta oferta pode trazer ao seu negócio.
Boa leitura.
Ah, e se você preferir ver o mesmo conteúdo em vídeo, segue o link do nosso Canal do Youtube:
O que é o Plano de Saúde para funcionário?
O Plano de Saúde empresarial é um tipo de benefício que as empresas podem oferecer para seus funcionários terem acesso a serviços médicos privados, com exames, consultas e internação hospitalar.
Existem vários tipos de planos e você pode, até, permitir a inclusão de familiares dos colaboradores, o que aumenta bastante o valor percebido do benefício.
É obrigatório a empresa oferecer Plano de Saúde para o funcionário?
Não existe nenhuma lei que obrigue o empresário a oferecer Plano de Saúde, no entanto, em caso de contratação, o benefício deve ser para todos os funcionários.
Ainda assim, algumas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) estipulam que a contratação do Plano de Saúde pela empresa é obrigatória ou que, caso a empresa não contrate este benefício ao colaborador, o piso salarial da categoria é maior.
Então, atente-se ao que a CCT exige da sua empresa, ok?
Existem também algumas regras e obrigatoriedades que você precisará seguir, caso deseje oferecer o Plano de Saúde a seus colaboradores.
A mais importante: de acordo com a Lei 9.656 no artigo 8, parágrafo 3º, é obrigatório a empresa manter a garantia da continuidade da prestação de serviços dos beneficiários internados ou em tratamento.
Ou seja, a empresa não pode remover o benefício enquanto o funcionário estiver ativamente usufruindo de algum serviço de tratamento ou estiver internado.
Como funciona um Plano de Saúde para funcionário?
Atualmente, o mercado disponibiliza duas modalidades de contratação do Plano de Saúde empresarial: com Coparticipação e os sem Coparticipação, ambos com suas vantagens e desvantagens para a empresa e para o colaborador.
Vamos entender as diferenças a seguir:
Plano de Saúde com Coparticipação
Temos um conteúdo aqui no blog completinho sobre o assunto que você pode conferir, mas em linhas gerais é uma forma das operadoras e seguradoras de Saúde tentarem diminuir as utilizações ditas indevidas dos Planos de Saúde.
Nessa modalidade são colocadas pequenas taxas a serem pagas pelo cliente a cada evento realizado, como consultas e exames, fazendo com que a utilização do plano seja mais “correta”.
Essas taxas são comumente chamadas de Coparticipação pois é uma forma do cliente “participar” junto com a seguradora, arcando com parte dos custos e não com o preço cheio do evento.
O pagamento da Coparticipação é atrelado ao uso, então, se o colaborador faz uso de 3 consultas no mês, caberá a ele arcar com os custos de, por exemplo, R$ 20 por consulta realizada.
Esse tipo de plano tende a ser muito utilizado pela empresa por ter um custo até 40% menor do que um plano sem Coparticipação.
Plano de Saúde sem Coparticipação
Nessa mesma linha, o plano sem Coparticipação nada mais é do que a modalidade onde o cliente paga a mensalidade e usufrui, dentro da Rede de Atendimento do plano, das consultas e exames livremente.
Isso permite que o colaborador e seus dependentes usufruam do plano de saúde sem ter que desembolsar nada, garantindo um atendimento médico de qualidade sem preocupações.
Esse é o tipo de Plano de Saúde que realmente agrega muito valor a vida do seu colaborador, e ainda traz retorno para empresa em vários aspectos, como veremos no tópico seguinte.
Por que oferecer Plano de Saúde para os funcionários?
Uma empresa que quer ser referência no mercado, tem que ser recomendada pelos clientes, mas principalmente por seus funcionários, pois isso denota o comprometimento da companhia com o bem estar de todos.
Oferecer um bom Plano de Saúde é um benefício ao colaborador muito importante, que pode retornar positivamente para sua empresa por alguns motivos que separamos abaixo:
– Valorização do funcionário
Além da remuneração, o colaborador se sente bem quando vê reconhecimento pelo seu esforço e comprometimento, e a oferta de benefícios ao colaborador é uma excelente forma de fazer isso.
Quando o funcionário tem a tranquilidade de que ele e seus dependentes estarão cobertos contra eventualidades que envolvam sua saúde, ele se sentirá bem mais valorizado e grato pelo que a empresa proporciona em termos de qualidade de vida.
Acredite, essa tranquilidade para produzir sem se preocupar com emergências de saúde deixará seu funcionário muito mais animado para trabalhar.
– Qualidade de vida
Poder cuidar da saúde fazendo consultas regulares com especialistas traz para o colaborador muito mais qualidade de vida, pois ele e sua família poderão prevenir e até tratar doenças diagnosticadas sem o peso financeiro ou a demora do sistema público de saúde.
Prezar pela longevidade do seu funcionário é uma demonstração de valorização, e fornecer os meios para que ele tenha o máximo de qualidade de vida é algo muito valorizado.
– Dedução de impostos
Nesse ponto estamos falando de fato de retorno financeiro para você que resolveu oferecer esse benefício aos funcionários.
Mantendo as informações atualizadas e salvas é possível fazer a dedução de impostos de renda, o que significa uma boa economia para sua empresa, caso seja optante pelo Lucro Real
– Atração e retenção de talentos
Em muitos casos, funcionários qualificados e bons no que fazem trocam de empresa não por salários maiores, mas, sim, por benefícios mais atrativos.
Por isso, oferecer um Plano de Saúde para funcionários que sejam realmente eficientes é uma maneira eficaz de atrair novos talentos, mas, principalmente, de manter os que já estão na casa.
Leia mais: Retenção de talentos nas empresas: importância e vantagens para o seu negócio
Como escolher o Plano de Saúde para sua empresa?
Essa é uma escolha importante que não deve ser feita de qualquer jeito, até porque existem no mercado Planos de Saúde bastante enxutos, com uma Rede de Atendimento mais restrita, o que pode não ser adequado às necessidades da sua equipe.
Assim, antes de mais nada, você precisa considerar os custos dos Planos de Saúde disponíveis na sua região e entender qual é mais compatível com a realidade do seu negócio. Em seguida, procure soluções que ofereçam benefícios que estejam devidamente alinhados com as necessidades dos seus colaboradores.
Como a Drs. protect pode ajudar sua empresa?
A Drs. protect é uma rede Franquias que traz soluções de empreendedor (nosso Franqueado) para empreendedor (nosso cliente), e sabemos exatamente o que você precisa para ter sucesso na busca pela satisfação de colaboradores.
Por isso, a nossa solução é direta ao ponto e trazemos para sua empresa vários benefícios que realmente serão vistos com bons olhos pelos colaboradores, ajudando a manter e atrair novos talentos ao seu negócio.
Não perca tempo, clique aqui e conheça as soluções da Drs. protect e ofereça benefícios de real valor para seus funcionários.
Conclusão
Vimos que o Plano de Saúde é um benefício que vai muito além de uma mera vantagem oferecida ao colaborador e pode, também, ser um meio de criar um ambiente muito mais favorável para a atração de novos talentos.
Implementar esse tipo de ação na sua empresa fará com que seus colaboradores ganhem mais qualidade de vida e possam, de fato, usufruir de algo que infelizmente (ainda) é um sonho de consumo para a maioria da população.
Portanto, não deixe de oferecer um bom Plano de Saúde para a sua equipe, de preferência um plano que seja realmente assertivo e completo, como o da Drs. protect.
E caso tenha achado esse artigo interessante, saiba como ofertar benefícios de baixo custo para seus colaboradores.