Imagine um congestionamento de 1 hora para percorrer uma distância de 6km, ou seja, um trajeto que poderia ser feito em minutos nas condições normais de trânsito. Essa situação tira a paciência de qualquer um, certo? Nessas horas, ter um patinete elétrico vale a pena!
Esse é uma opção de transporte que tem se popularizado por vários benefícios que consegue oferecer aos usuários, o que inclui a praticidade no dia a dia.
Se você tem interesse na aquisição deste tipo de veículo, continue a leitura deste artigo, porque vamos apresentar as vantagens e desvantagens do patinete elétrico para te ajudar a tomar uma boa decisão.
Vamos lá!
Ah, mas se preferir assistir ao vídeo deste conteúdo, é só acompanhar logo aqui embaixo!
Afinal, patinete elétrico vale a pena?
No geral, o patinete elétrico vale a pena para quem procura uma alternativa de transporte para distâncias curtas e relativamente médias ou até mesmo para fins de lazer.
Os primeiros modelos foram criados em 1915, produzidos pela empresa Krupp, mas eram bem grandes, simples e sem muita potência.
A partir dos anos 2000, diversas empresas passaram a investir no desenvolvimento deste veículo para funcionar como uma opção de mobilidade urbana.
Hoje em dia, o patinete é visto como um veículo individual motorizado, que pode ser encontrado com diferentes baterias, motores elétricos e outras especificações.
Então, se você mora relativamente perto do seu trabalho e deseja ter uma opção conveniente e eficiente de locomoção, o patinete elétrico vale a pena.
Até mesmo se você só quiser uma forma de ter passeios agradáveis pelo bairro ou parques, por exemplo.
Uma boa dica para ter certeza sobre investir ou não neste veículo é conhecer as vantagens e desvantagens do patinete elétrico. Para te ajudar, falaremos sobre isso nos tópicos abaixo.
Benefícios do uso de patinete elétrico
Certamente, por ser um veículo individual, elétrico e muitas vezes compartilhável, o patinete oferece uma série de vantagens em relação aos carros, motos e outros transportes.
Confira agora os benefícios que mostram que o patinete elétrico vale a pena:
Economia
O primeiro grande destaque do patinete elétrico é a economia que ele é capaz de oferecer aos usuários.
Pensa bem, ao usar um carro, você precisa sempre gastar com abastecimento, certo? E o preço da gasolina tem um impacto na renda mensal, sem falar em gastos com estacionamento ou correr o risco de ser roubado.
Como o patinete elétrico é movido a bateria, o custo por quilômetro percorrido dele é bem inferior aos carros e outros transportes. Logo, você consegue economizar o valor que seria destinado para gasolina, álcool e estacionamentos.
O patinete elétrico também é uma alternativa de economia para quem deseja deixar de gastar com passagens de metrô, ônibus, corridas de táxis e afins.
Sustentabilidade
Outro destaque do patinete elétrico é que ele reduz significativamente a emissão de gases poluentes para o meio ambiente, especialmente se comparado a veículos, como carros, ônibus, táxis e outros movidos a combustível fóssil.
Os patinetes elétricos também ajudam a diminuir o trânsito, uma vez que reduzem a quantidade de automóveis e motos circulando pelas ruas.
Neste sentido, ele contribui para um deslocamento urbano sustentável e um melhor uso do espaço.
Praticidade e mobilidade ágil
Já imaginou que maravilha conseguir contornar trânsitos e nem se preocupar em encontrar vagas em estacionamentos lotados?? Esse é outro benefício do patinete elétrico.
Por ser um veículo ágil, o patinete possibilita que os usuários evitem congestionamentos com facilidade para chegarem ao destino de maneira rápida e eficiente.
Além disso, por serem veículos menores que carros, o deslocamento pode ser feito de porta a porta, o que evita a necessidade de procurar por vagas nos estacionamentos.
Melhor ainda, alguns patinetes elétricos são dobráveis e podem ser levados para dentro do escritório e deixados em um cantinho da sala.
Desafios do uso de patinete elétrico
Assim como qualquer outro modelo de transporte, o patinete elétrico também enfrenta problemas e desafios que precisam ser considerados, por mais que sejam menores do que os benefícios oferecidos.
Os principais são:
Segurança urbana
As maiores preocupações dizem respeito aos seguintes aspectos:
- riscos de acidentes
- uso correto de equipamentos de segurança
- condições das esburacadas ruas das cidades brasileiras
- roubo ou furto do patinete
Regulamentações locais
Dentro dos problemas do patinete elétrico, mais vistos como desafios, é que as regulamentações locais são bem recentes e precisam ser melhoradas.
A mais recente legislação é a Resolução 996/2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada em junho de 2023.
Essa resolução determina que:
- o limite de velocidade dos patinetes elétricos em áreas de circulação de pedestres é 6 km/h
- os patinetes elétricos podem circular em vias com limite de velocidade de até 40 km/h
- é obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como sinalização noturna, espelho retrovisor, indicador de velocidade, entre outros
Mas a questão é que ainda faltam regulamentações locais para responsabilidade do usuário e a contratação de seguros adequados, por exemplo.
Leia também: Seguro de patinete elétrico: quais as vantagens de fazer um!
Dicas de segurança e uso responsável
Como você sabe, o patinete elétrico vale a pena por toda praticidade que oferece para o dia a dia. Mas junto disso, é fundamental seguir dicas de segurança e fazer o uso responsável dele.
As principais dicas são obedecer às regulamentações, como as que citamos do Contran, e manter a atenção e boa convivência no trânsito.
Além disso, o seguro de patinete eletrônico é altamente indicado para ter a proteção patrimonial necessária contra roubos, danos físicos, elétricos e até de Responsabilidade Civil (danos materiais e corporais causados a terceiros).
Inclusive, ele é uma ótima solução para os problemas do patinete elétrico que apresentamos.
Quer saber mais sobre essa modalidade de seguro? Acompanhe o próximo tópico!
Confira as vantagens em aderir ao Seguro de Patinete Elétrico
Logo de cara, a primeira grande vantagem que mostra que o seguro de patinete elétrico vale a pena é a proteção financeira contra eventuais prejuízos que podem surgir de acidentes ou situações inesperadas.
Logo, se o seu patinete for roubado, por exemplo, o seguro pode prever indenização do valor do bem.
Ou, então, o seguro pode cobrir o custo do conserto de algum dano elétrico, o que oferece mais tranquilidade ao usuário.
Existem diferentes coberturas e apólices que podem ser contratadas, mas devemos confessar que são pouquíssimas seguradoras que sabem trabalhar com este ramo.
Seja como for o contexto, nós temos parcerias com todas as seguradoras que trabalham com patinete elétrico, então conte com a Drs. protect!
Conclusão
Neste conteúdo, mostramos que o patinete elétrico vale a pena para as pessoas que desejam uma opção de transporte mais ágil, econômica e sustentável.
É interessante lembrar que ele é mais indicado para distâncias curtas e relativamente médias, mas tudo vai depender também do modelo escolhido.
No mais, é de suma importância ficar de olho nas recentes regulamentações para seguí-las corretamente e evitar qualquer tipo de problema. E considere a contratação do seguro de patinete elétrico como uma boa solução para sua proteção e do seu bem no dia a dia.
Se você gostou deste conteúdo, talvez se interesse em conhecer mais sobre o seguro para bicicleta também!
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abs e até a próxima!