Com a explosão no número de fraudes bancárias e roubos de celulares nas ruas brasileiras, é normal que as pessoas sintam certas preocupações com o uso da tecnologia. É nesse contexto que entra a importância do seguro Pix!
Afinal, o Pix veio para oferecer mais tranquilidade e facilidade nas transações bancárias do dia a dia, sejam essas transações entre pessoas físicas, sejam elas entre um consumidor e um prestador de serviços ou lojas.
Mas o que exatamente é o seguro Pix, quais os benefícios que ele oferece e suas limitações?
Vamos explicar todos esses pontos ao longo deste conteúdo para que você avalie a contratação desta importante proteção para você ou mesmo para o banco digital que você acaba de criar. Acompanhe a leitura!
Ah, mas se preferir assistir ao vídeo deste conteúdo, é só acompanhar logo aqui embaixo!
O que é um seguro Pix?
O seguro Pix é uma proteção financeira para casos de golpes ou fraudes aos quais todos nós corremos o risco de sofrer.
Como?
Ora, oferecendo uma indenização em situações de transferências indevidas de valores.
O interessante é que apesar do nome deste seguro, essa proteção financeira acaba abrangendo transferências indevidas de valores da conta corrente do segurado por outras formas, como:
- TED
- saques
- pagamento de boletos
- compras feitas com o cartão online
As coberturas desse tipo de seguro podem variar conforme as apólices, mas em regra as disponíveis em bancos e fintechs brasileiros acabam oferecendo proteção apenas quando há o sequestro ou ameaças ao segurado que o obriguem a fazer a transferência de valores.
Mas alguns poucos seguros desta modalidade também oferecem a proteção no caso de perda ou roubo do celular do segurado ou mesmo quando há uma invasão de privacidade e furto de dados a partir do dispositivo.
Por exemplo, vamos supor que o celular de uma pessoa foi roubado e o criminoso conseguiu acessar o aplicativo do banco para transferir um valor X. Neste caso, o seguro pode fazer a indenização prevista na apólice.
Basicamente, essa é a forma como funciona este seguro, bem parecido com outras modalidades, certo?
Ou seja, o segurado realiza um pagamento mensal para proteger o próprio dinheiro contra transferências indevidas.
Ah, e essa modalidade de seguro pode ser contratada diretamente com as instituições financeiras e bancos que você utiliza.
Mas vale ressaltar, novamente, que as coberturas variam entre elas e é importante ficar atento a essas limitações de cobertura e os valores máximos de indenização, ok?
Benefícios ao aderir um seguro Pix
No geral, os seguros existem para oferecerem importantes proteções para os segurados, certo? A mesma coisa acontece com essa modalidade.
Para você ter mais conhecimento sobre o tema, separamos os 5 principais benefícios dessa proteção:
Proteção contra fraudes e golpes
Como mencionamos, esse tipo de seguro ajuda a proteger o segurado contra transações indevidas ou que se caracterizam como fraudes. Com toda certeza, esse é um dos principais benefícios dessa proteção.
Portanto, caso aconteça alguma situação de operações oriunda de ameaças e sequestros, por exemplo, o banco pode ressarcir o valor que foi transferido, conforme o que foi acordado em contrato.
Viver com essa tranquilidade parece uma boa ideia, não é mesmo?
Recuperação de valores roubados
Por mais que tomemos todos os cuidados possíveis, situações desagradáveis como furtos e roubos de celulares podem acontecer.
De fato, essa é uma das grandes preocupações das pessoas, porque os celulares guardam vários dados pessoais e de acessos, especialmente de aplicativos dos bancos, por exemplo.
Se isso acontecer e valores forem transferidos, o seguro pode ser fundamental para auxiliar na cobertura financeira do que foi perdido.
Comunicação com o banco facilitada
Existem regulamentações específicas para a responsabilidade das instituições financeiras sobre situações de fraudes com aplicativos e transações.
Para ser mais específico, a Súmula 479 do STJ diz que os bancos e demais instituições “respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.”
E, no caso, o seguro Pix minimiza os problemas de discussão dessa responsabilidade com o banco, o que também se configura como benefício desta proteção.
Como acionar o seguro pix?
Certo, e se eu precisar acionar seguro? Como devo proceder? É bem simples!
Basta entrar em contato com o banco ou instituição financeira que tenha feito o seguro e registrar o boletim de ocorrência.
Pode ser que a seguradora parceira do banco solicite algum outro tipo de comprovante da situação de golpe ou fraude, por exemplo, para apresentar junto com o boletim e as documentações pessoais.
Feito isso, é só esperar a análise da seguradora para saber se a indenização será aprovada.
Como escolher o melhor seguro Pix?
Segundo uma pesquisa feita pela empresa McKinsey, o uso do Pix passou o uso do dinheiro em espécie e hoje é um dos meios mais utilizados pelos brasileiros para fazer pagamentos no dia a dia.
Neste sentido, toda proteção é válida para ter mais tranquilidade na rotina.
Dito isso, como escolher o melhor seguro Pix para o seu banco digital ou mesmo para você?
Não tem mistério, o principal é procurar pela opção que melhor atende às suas necessidades.
Ou seja, entender se o que você prioriza é a proteção contra fraudes ou a cobertura para roubo, por exemplo, e se o banco em que você tem uma conta corrente ou poupança tem essa proteção.
Assim que compreender as prioridades, é interessante avaliar as alternativas do mercado e compará-las para procurar pelo melhor custo benefício.
Isso significa encontrar as coberturas que atendam suas demandas e caibam na sua realidade financeira.
Com intuito de ajudar, separamos algumas instituições financeiras que oferecem esse tipo de seguro para você conhecer:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Itaú
- Mercado Pago
- Santander
- PicPay
- C6
Dicas de segurança adicionais para usar o Pix
Existem algumas dicas de segurança para usar o Pix que podem ajudar a evitar problemas, como:
- sempre atualizar o aplicativo no banco
- realizar o cadastro da chave Pix em instituições seguras
- fazer transações em redes privadas
- usar senhas que ofereçam nível de segurança maior
- utilizar aplicativos de autenticação
- acompanhar a movimentação da conta
- salvar comprovantes de pagamentos e demais transações
O seguro é uma ótima opção para resolver problemas latentes do dia a dia. Quando o assunto envolve essas soluções, saiba que a Drs. protect consegue te ajudar e muito!
Somos uma forma moderna e leve de solucionar problemas de pessoas empreendedoras. Para isso, oferecemos vários tipos de serviços, como seguros, benefícios, soluções de pagamentos, entre outros.
Conheça a Drs. protect e encontre as melhores soluções para os seus problemas!
Conclusão
Conta para a gente, você já conhecia a modalidade do seguro Pix? Esse é um serviço relativamente novo que tem chamado bastante atenção das pessoas.
Isso porque ele é capaz de oferecer uma proteção financeira e mais tranquilidade para quem usa esse meio de pagamento com certa frequência.
No final das contas, é sempre melhor prevenir qualquer situação, não é mesmo?
Se você gostou deste conteúdo, leia também sobre seguro incêndio para aluguel!