Drs. protect

Abrir franquia vale a pena? Descubra se esse negócio é para você!

Afinal, abrir franquia vale a pena?

Muitos dizem que pode ser um dos melhores caminhos para quem deseja empreender e montar seu próprio negócio através de uma marca já consolidada no mercado e com expertise no segmento de atuação.

No entanto, para que tudo ocorra bem, quem deseja investir em uma franquia deve prestar atenção em pontos importantes para não ter problemas.

A fim de explicitar de forma resumida as vantagens e os pontos de atenção do sistema de franchising, preparamos um conteúdo inteiramente dedicado ao assunto.

Boa leitura!

O que é e como funciona uma franquia?

Tem-se um sistema de franquia quando o representante e dono de uma marca, o franqueador, cede os direitos de utilização dessa marca, bem como toda a metodologia de distribuição de seus produtos e serviços a um terceiro, o franqueado, através de um contrato.

Nessa relação entre franqueador e franqueado, não há vínculo empregatício entre as partes, ainda que o franqueado detenha o direito de utilização da marca.

Durante o processo, o franqueador informa toda a estrutura que será necessária para o desenvolvimento das atividades, como a tecnologia a ser utilizada, formas de prospecção e os móveis e equipamentos que se deve ter.

Essa estrutura pode comportar desde layouts exclusivos, até a utilização de softwares e serviços personalizados.

O empresário que deseja se tornar um franqueado, assina um Contrato de Franquia mediante o pagamento da Taxa de Franquia para a permissão de utilização de todo a metodologia, know-how e marca do franqueador.

Há, ainda, a necessidade de se pagar uma determinada quantia para o franqueador, os Royalties, a fim de que este tenha condições de oferecer todo o suporte técnico e operacional necessários para que o franqueado desenvolva suas atividades com tranquilidade.

Os Royalties podem ser cobrados por meio de um valor fixo em reais ou por um percentual das vendas do franqueado.

Em linhas gerais, podemos dizer que são quatro os princípios básicos de uma franquia:

  1. A concessão de uso da marca
  2. A transferência contínua de conhecimento e de processos
  3. Licença para comercialização de produtos e serviços
  4. O suporte contínuo às unidades franqueadas

Leia mais: Saiba qual avaliação fazer para escolher a melhor franquia para investir

Franquia da Drs. protect: rápido e assertivo

As vantagens de se abrir uma franquia

Assim, podemos dizer que as franquias são bons negócios para quem pretende empreender, mas gostaria de montar um negócio através de um modelo já consolidado e com orientações claras.

A fim de explorar mais os benefícios que podem advir desse modelo de negócios, listamos abaixo alguns pontos importantes.

Minimizar o risco de empreender

Percebeu que escrevemos “minimizar” e não eliminar riscos?

Se alguém disser para você que o investimento em uma franquia elimina qualquer risco empresarial, fuja correndo!

Segundo o SEBRAE, de 25% a 30% das empresas brasileiras fecham suas portas nos dois primeiros anos de existência.

As mesmas estatísticas da ABF, Associação Brasileira de Franchising, mostram que de 2% a 3% das unidades franqueadas fecham suas portas nos dois primeiros anos de existência.

Ou seja, o risco empresarial é cerca de 10 vezes menor ao se investir em uma franquia quando comparado com o risco empresarial de quem resolve seguir seu caminho com uma marca própria.

E as próximas vantagens que citaremos de investir em uma franquia ajudam a explicar essa diferença de “mortandade”.

Auxílio ao empreendedor

Uma enorme vantagem ao investir em uma franquia é poder contar com uma equipe orientada para prestar toda a assistência aos franqueados.

Esse auxílio inicia-se, na maioria das vezes, na forma de treinamentos completos, nos quais são explicados os detalhes acerca de produtos, tecnologia e processos para a continuidade das operações do franqueado.

Mas, antes de escolher por uma marca, busque informações se o franqueador, efetiva e continuamente, oferece todo o respaldo necessário para que cada franqueado mantenha sua operação melhor a cada dia, seja tirando dúvidas que, por ventura, apareçam, seja buscando sempre os melhores fornecedores e condições para o bom andamento dos negócios.

Garantia de bons fornecedores e parceiros

As franquias são, em geral, muito criteriosas em relação à escolha de seus fornecedores e parceiros de negócios. Logo, na maioria dos casos, o franqueado não vai precisar se preocupar com essa busca de possíveis parceiros comerciais nem com a integridade de cada um deles.

Contar com uma marca reconhecida

Uma outra vantagem importante diz respeito à possibilidade de o franqueado contar com o uso de uma marca bem estabelecida e com boa reputação no mercado.

Além disso, vai contar também com um departamento de marketing e propaganda já estruturado que é, por si só, uma vantagem bastante interessante.

Bons pontos comerciais

Alguns franqueadores oferecem, também, assistência ao franqueado para que pontos comerciais bem localizados sejam encontrados para cada nova unidade de franquia.

Ainda assim, com o crescente uso da tecnologia, muitas franquias passaram a fazer uso do modelo de trabalho em home office, o que diminui radicalmente os custos e a velocidade de implantação de um novo negócio.

Elaboração de planos de negócio

Os franqueados têm acesso, também, a planos de negócios preparados para cada unidade de franquia, permitindo que ele avalie, com antecedência, a viabilidade do negócio proposto pelo franqueador.

Organização

Como as franquias já possuem seus procedimentos padronizados e sua eficiência operacional já previamente testada, o franqueado tem uma segurança um pouco maior ao empreender.

Facilidade de financiamento

Dado o que mencionamos acima sobre a menor mortandade de franquias, os candidatos a franqueados podem conseguir com mais facilidade empréstimos bancários e, melhor, com juros menores, empréstimos estes que o auxiliarão na aquisição da franquia ou mesmo na compra e reforma de um imóvel.

Qual o passo a passo para se escolher uma rede de franquia?

Num passado não tão distante, redes de restaurantes de fast food dominavam o Franchising brasileiro.

Hoje em dia, basicamente todo tipo de atividade econômica pode ser franqueada, incluindo até nichos de mercado e serviços.

Então, o primeiro passo para se tornar um franqueado é saber qual é a área que você deseja empreender, pois fazendo algo que você gosta e já tenha alguma experiência prévia com o assunto, as chances de ser bem sucedido é muito maior.

Isto feito, vamos aos passos mais práticos de como ingressar no universo de franquias.

 

Leia mais: Entenda como funcionam as franquias e conheça os tipos!

Entre em contato com o franqueador

Uma vez decidido qual segmento de atuação da franquia é o mais adequado, é hora de fazer o contato com o franqueador, que hoje pode ser feito preenchendo um formulário no site do franqueador ou solicitando contato pelo whatsapp.

Mas, antes de fazer esse contato, tem uma outra coisa fundamental sobre a escolha da franquia mais adequada ao seu contexto e interesses, que é a viabilidade dela na sua região.

Assim, mesmo que você queira hoje abrir uma franquia de uma grande rede de fast food, se na sua cidade não tiver viabilidade econômica para a unidade de franquia, o franqueador não deixará.

Portanto, nossa recomendação é buscar abrir franquias que não tenham essas amarras geográficas, e um ótimo exemplo são as franquias da Drs. protect.

O que fazemos pode ser simplificado da seguinte forma: fornecer soluções práticas para empreendedores de pequeno e médio porte!

E como vemos o número de empresas no Brasil só crescendo, é uma oportunidade bastante interessante.

Mas calma, não é só isso, nosso plano de negócios é super completo, então, te convidamos a conhecer melhor nosso modelo de negócios clicando aqui, assim você verá todos os benefícios de abrir uma franquia da Drs protect, independente de onde você estiver.

Analise a  Circular de Oferta de Franquia (COF)

Essa etapa é muito importante, pois é a hora em que você vai analisar se tudo o que o franqueador prometeu se confirma na prática.

Para isso, todo franqueador prepara um documento chamado de COF (Circular de Oferta de Franquia), com o objetivo de apresentar todas as condições e regras do negócio, com ênfase nos aspectos legais, os deveres e responsabilidades das partes.

Esse documento precisa ser bastante criterioso, completo, e, ao mesmo tempo, conciso, para que não haja confusão da sua parte na hora de analisar a viabilidade de entrar no negócio.

Conheça a franquia e o setor

Franquear por franquear pode não ser o melhor caminho profissional, pois não basta ter afinidade com o segmento de atuação, é preciso saber se ele tem a devida rentabilidade para compensar o seu investimento.

Hoje o mercado é repleto de ofertas de franquias e, às vezes, é fácil se deslumbrar por uma oportunidade que parece promissora em teoria, mas na prática não se sustenta.

Por isso a sua preocupação deve ser buscar franqueadoras que já estejam consolidadas no seu mercado e possam provar isso com números reais e não projeções vazias.

Leia também: Como funcionam os seguros de vida: tire suas dúvidas.

Tenha um bom ponto comercial e prepare-se para se engajar

Para franquias de lojas físicas, um bom ponto comercial vai fazer muita diferença, por isso pesquise bem o local onde abrir sua franquia para conseguir um fluxo de consumidores relevante.

Uma coisa que quase todo tipo de franquia vai ter em comum, é a necessidade do franqueado ser muito engajado comercialmente, afinal, terá que vender bem para o negócio se sustentar.

Com todo o aparato fornecido pela franqueadora, vai caber ao franqueado a tarefa de conectar os produtos e serviços aos clientes, estando à frente da operação e, às vezes, montando um bom time de vendas.

Quanto posso obter de lucro com uma franquia?

De novo, há vários tipos de franquias e vários mercados, então tudo isso vai implicar na lucratividade esperada.

Mas o primeiro passo é visar o retorno do seu investimento para iniciar a operação, pois esse também é um indicador relevante para guiar sua escolha. Afinal, quem quer investir em um negócio que leve 3 anos para recuperar o investimento?

Para termos uma ideia de algo que conseguimos medir com mais dados, a seguir falaremos de alguns dados da franquia Drs. protect.

Leia mais: Test drive de franquia: vantagens e como funciona

Abrir uma franquia: um excelente negócio

Com todas essas vantagens, é perceptível que o sonho de se tornar um empreendedor e se estabelecer no mercado pode ser realizado com um investimento nesse tipo de negócio.

Com todo o suporte oferecido, abrir uma franquia pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no mundo dos negócios através de um formato já consolidado e com probabilidade muito maior de sucesso ou, até mesmo, para quem já é empresário e deseja expandir seu ramo de atuação.

Há uma tendência recente de grandes empresas que estão migrando para o modelo de franquia como forma de expandir geograficamente.

Para nós, da Drs. protect, a ideia de oferecer franquias sempre foi nosso norte, pois nosso trabalho é justamente facilitar a vida de pessoas empreendedoras indo direto ao ponto e solucionando problemas reais.

Um dos nossos principais segmentos de atuação, os seguros de todos os ramos, é uma área extremamente abrangente, rentável e necessária para o bom andamento da atividade econômica de todo país, com crescimento de 230% na última década.

Ou seja, é um campo aberto para aproveitar e com nossa expertise de anos de mercado, você será um franqueado bem guarnecido de estrutura para ver seu investimento retornar rapidinho.

Somos especialistas em saúde financeira empresarial, então vamos muito além da simples oferta de seguros a potenciais clientes, e é esse diferencial que queremos potencializar por meio de franquias.

Conheça nosso projeto e veja como ser um franqueado Drs protect vale muito a pena.

Que tal fazer parte da Drs. protect?

Se você deseja fazer parte de uma rede de franquias em crescimento no país e garantir um bom retorno com um baixo investimento, que tal conversar com a gente?

Conclusão

Abrir uma franquia vale a pena e é um bom negócio há muito tempo, a questão é que hoje existem tantas ofertas no mercado que pode gerar confusão de por onde começar.

Empreender por vezes pode ser assim mesmo e em geral só se aprende fazendo.

Nós, da Drs. protect, já percorremos esse caminho e continuamente buscamos formas mais assertivas e lucrativas de oferecer às pequenas e médias empresas a saúde financeira que elas tanto necessitam.

E vamos continuar expandindo esse modelo de negócio via franquias por todo o Brasil. Se você quiser fazer parte, comece clicando aqui e saiba tudo sobre nossas franquias.

Sair da versão mobile