Dentre todas as soluções em meios de pagamento, o Split de pagamento tem ganhado destaque por facilitar a gestão financeira em clínicas médicas e odontológicas.
Afinal, essa é uma interessante tecnologia em meios de pagamento que surgiu há poucos anos para facilitar os trâmites de divisão de valores entre as possíveis várias partes envolvidas em uma transação, como entre o CNPJ de uma clínica médica e os profissionais de saúde que a ela prestam serviços de atendimento a clientes.
Aliás, não só em clínicas médicas, mas também em salões de cabeleireiro, restaurantes, autoescolas, marketplaces, redes de franquia, aplicativos de delivery e outras tantas atividades econômicas.
Mas como esse sistema funciona? E quais as características do melhor sistema de Split de pagamento?
Responderemos a essas questões ao longo deste conteúdo, onde também falaremos sobre os benefícios do split de pagamento em clínicas médicas e odontológicas!
Antes de tudo, o que é Split de pagamento?
O Split de pagamento é uma funcionalidade que divide o valor total (em R$) de uma operação financeira (venda) em diferentes partes ou interessados.
Não é à toa que é chamado por esse nome. Afinal, “split” significa “dividir” ou “fracionar” em inglês.
Logo, ele diz respeito à divisão do pagamento feito por um cliente em uma máquina de cartão/TEF para as diferentes partes envolvidas em uma transação.
Ao fazer essa divisão de valores automática, o Split de pagamento garante a correta distribuição de valores entre as partes a cada transação realizada.
Esse termo (Split) ficou mais conhecido com o surgimento das plataformas online, e-commerces, marketplaces e sistemas de pagamento eletrônicos.
Isso porque, nestes casos, há a necessidade de dividir os pagamentos entre as empresas envolvidas na transação, minimamente a plataforma do Marketplace e o estabelecimento vendedor, que se obrigará a entregar a mercadoria ao cliente.
Sendo assim, a expressão foi adotada para descrever, de forma simples, essa ação de dividir o valor total da venda entre as empresas envolvidas em uma compra online.
Hoje em dia, é possível aplicar o Split de pagamento em clínicas médicas e odontológicas, programas de afiliados, mecânicas, salões de cabeleireiros, imobiliárias, eventos, restaurantes, redes de franquia e muito mais!
Como funciona o Split de pagamento?
O funcionamento do Split de pagamento varia de acordo com a plataforma ou sistema escolhido. Contudo, o processo costuma envolver os seguintes passos:
- um cliente faz uma compra que envolve diferentes empresas
- o valor total pago pelo cliente é dividido conforme as porcentagens (%) ou valores em R$ definidos para cada empresa (ou pessoa) envolvida na transação
- o sistema processa a transação e separa os valores de maneira automática
- os valores são transferidos automaticamente para as contas bancárias de cada empresa (ou pessoa)
- as empresas são notificadas sobre a conclusão da transação
- é feito o acompanhamento dos relatórios que especificam as transações, relatórios esses fornecidos pelo sistema de Split de pagamento utilizados
Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar em um exemplo simples de Split de pagamento em uma clínica médica que oferece serviços de diferentes profissionais de saúde, os médicos, que hoje possuem empresas prestadoras de serviços para facilitar o relacionamento com a clínica.
Assim, digamos que um paciente tenha marcado uma consulta que abrange os serviços de um médico. O pagamento feito pelo paciente será dividido conforme a especialidade do médico e o acordo estabelecido entre esse profissional da saúde e a clínica médica.
Neste sentido, o sistema de Split de pagamento é acionado para realizar a distribuição automática e justa dos honorários ao profissional envolvido no atendimento e a parte que cabe à clínica médica.
Bem simples, não é mesmo? Então, agora vamos falar, especificamente, sobre os benefícios do Split de pagamento em clínicas médicas.
5 benefícios em utilizar Split de pagamento em clínicas médicas
Nas clínicas médicas, por exemplo, ele se destaca por otimizar a gestão financeira e promover uma administração mais eficiente.
Conheça melhor os benefícios desse sistema dentro da área clínica:
1. Redução de conflitos financeiros e melhoria na gestão
Se você é um médico que presta serviços para uma clínica e deixa de receber os seus honorários conforme previamente acordado, provavelmente haverá um certo conflito com a administração do local, certo?
Afinal, você merece receber o valor pelo serviço que foi prestado.
Neste sentido, um dos benefícios do Split de pagamento é que ele melhora a gestão financeira como um todo, uma vez que automatiza esses processos de distribuição de honorários.
Assim, a ferramenta elimina discrepâncias e evita possíveis desentendimentos que podem surgir.
2. Maior transparência nos pagamentos
O Split de pagamento também oferece uma transparência maior nos pagamentos, já que detalha de maneira assertiva como os valores são distribuídos entre as partes envolvidas nas transações comerciais.
Além de contribuir para o fortalecimento da relação entre os profissionais e a clínica, isso ajuda a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
Leia também: Pagamento de fornecedores: otimize seus custos e melhore sua operação!
3. Automatiza as transações
Como mencionamos antes, o Split de pagamento é capaz de automatizar as transações, o que se configura como outro benefício.
Isso porque a automatização reduz a carga administrativa, diminui as chances de erros humanos e conclui as transações com mais agilidade.
Ou seja, fazer uma conciliação manual de cada valor recebido pela clínica, conferir qual o profissional que realizou aquele serviço e manualmente efetuar transferências de valor para cada profissional não só consome tempo para ser realizado como, também, está sujeito a erros humanos.
4. Evita o risco da bitributação
O Split de pagamento também tem um papel de suma importância na gestão fiscal, porque ajuda a evitar o risco da bitributação.
Ao distribuir automaticamente os honorários de maneira adequada e transparente, o sistema permite que cada CNPJ receba em sua conta corrente bancária apenas os valores que lhe cabem.
Como consequência, o CNPJ da clínica terá que arcar apenas com os tributos da sua parte e o CNPJ do médico terá que fazer o mesmo.
No cenário “antiquado”, o CNPJ da clínica médica teria que receber todos os valores do paciente e teria que recolher tributos sobre esses valores.
Na sequência, ao transferir ao médico prestador de serviços o valor que a ele(a) cabe, o CNPJ do médico teria que arcar com os tributos sobre estes valores recebidos.
Ou seja, o método tradicional e antigo, obriga o recolhimento de tributos em duplicidade!
5. Praticidade para clientes e prestadores de serviço
O Split de pagamento em clínica médica e odontológica oferece praticidade tanto para os pacientes quanto para os profissionais que prestam serviços.
Para os médicos e demais profissionais da saúde, essa ferramenta torna o processo de pagamento mais simples.
Já para os pacientes, toda a transparência fornecida pela ferramenta resulta em uma experiência fluida e que não altera em nada o que ele sempre fez: pagar um único valor, por exemplo na máquina de cartão da clínica médica.
Qual o melhor Split de pagamento?
- utilização em meios de pagamento diferentes, como PIX e máquina de cartão (débito e crédito)
- segurança e conformidade
- possibilidades de personalização
- facilidade de uso
- integração com softwares e sistemas diferentes
- suporte técnico
- relatórios detalhados
- reputação do provedor
Para escolher o melhor split de pagamento, é necessário levar em consideração todos os detalhes da ferramenta para saber se o sistema é capaz de atender as necessidades do seu negócio.
Entenda como a Drs. protect pode te ajudar
Pergunta rápida: você deseja otimizar os processos financeiros da sua empresa para ter uma gestão mais eficiente?
Saiba que você pode contar com toda expertise da Drs. protect!
Oferecemos soluções tecnológicas para resolver problemas latentes do dia a dia de empreendedores. Entre elas, temos opções de ferramentas para split de pagamentos, diretamente dos melhores parceiros do mercado.
Com a Drs. protect, você encontra a solução ideal para o seu negócio e por um preço que cabe no seu bolso.
Conheça as soluções de Split de pagamento da Drs. protect e solicite uma proposta!
Conclusão
O Split de pagamento para clínicas médicas e odontológicas é uma importante ferramenta para otimizar a gestão financeira, promover a transparência nas transações e minimizar custos com tributos ao evitar a bitributação.
Quando as clínicas médicas e odontológicas adotam esses sistemas, fica bem mais fácil reduzir conflitos financeiros e garantir um ambiente de trabalho mais tranquilo.
No geral, o Split de pagamento contribui significativamente para toda a eficiência operacional, o que pode ser um diferencial para aumentar a qualidade dos serviços prestados e se destacar no mercado.
E aí, este conteúdo te ajudou? Se quiser conferir mais dicas sobre ferramentas que podem dar um destaque para o seu empreendimento, conheça as vantagens da máquina de cartão!