Seguro de Responsabilidade Civil: Entenda como funciona
Todos nós sabemos que não é fácil ser um profissional liberal.
Precisamos não apenas pensar e cuidar da nossa atividade principal, como também da estrutura do negócio, clientes, contas a pagar, a receber… ufa!
Além dos custos e dores de cabeça do dia a dia, imagina só se acontece um imprevisto e eu, sem querer, acabo cometendo algum engano que prejudica alguém?
Certamente esse alguém vai me processar, para que eu seja obrigada a reparar o dano, certo?
Imagina o tamanho da encrenca que isso pode virar?
Se você até arrepiou aí desse lado imaginando as inúmeras noites que ficaria sem dormir, então essa Pílula de Conhecimento sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é pra você!
Se você preferir ver o mesmo conteúdo em vídeo, segue o link do nosso Canal do Youtube:
O que é o seguro de responsabilidade civil?
O seguro de responsabilidade civil profissional é uma proteção para profissionais liberais que estão sujeitos a cometer algum dano a terceiros no exercício da sua profissão e serem acionados na justiça.
Ou seja, danos causados por imprudência, negligência ou imperícia profissional estão cobertos, então se algum cliente entrar com processo contra você no exercício da sua atividade profissional, o seguro cobre não só os prejuízos materiais e corporais causados a este cliente, mas também seus gastos com honorários advocatícios, danos morais e até com restituição de imagem, entre outras coberturas que podem ser contratadas.
Para que serve o seguro de responsabilidade civil?
Durante o exercício da sua atividade profissional, você precisa se resguardar de eventuais processos oriundos de danos causados ao seu cliente, sejam eles por imprudência, imperícia ou negligência.
Independente se a acusação for infundada ou não, a existência de um processo judicial questionando a sua atuação profissional traz um potencial prejuízo financeiro e de imagem e, para isso, o seguro de responsabilidade civil profissional entra para te proteger e minimizar o prejuízo.
Importância do seguro de responsabilidade civil
Um processo judicial por danos causados a terceiros no exercício da sua profissão pode ser algo longo e custoso para você, profissional liberal, fora o quanto isso pega mal.
O seguro de responsabilidade civil profissional protege seu bolso e sua imagem, arcando com os custos de defesa e possíveis indenizações a terceiros não apenas para eventuais erros que prejudiquem terceiros, mas também para eventuais acidentes e imprevistos ocorridos no exercício da profissão.
Até mesmo os profissionais autônomos que prestam serviços em empresas, como em um consultório médico, podem perder muito em caso de um processo judicial, por isso o seguro é fundamental para o exercício de muitas profissões.
Leia mais: Responsabilidade civil do empregador: entenda qual é e os requisitos legais
Como funciona o seguro de responsabilidade civil?
Bom, vai depender de cada seguradora e também da sua área de atuação profissional, pois existem algumas coberturas diferentes que fazem bastante sentido no contexto de cada profissão.
Profissionais de medicina, por exemplo, têm um seguro específico como já falamos aqui mesmo no blog, assim como os demais profissionais liberais que podem se proteger com um seguro de responsabilidade civil único para atender as necessidades particulares de cada profissão.
Via de regra, a apólice vai ser focada em cobrir custos com advogados, indenizações, reparações e afins, desde que sejam oriundos de erro por imprudência, imperícia ou negligência profissional.
Danos dolosos, ou seja, causados de propósito, não serão cobertos!.
Outra coisa: acidentes que prejudicam o meio ambiente não têm cobertura no seguro de responsabilidade civil profissional, então fique atento às apólices e suas exclusões de cobertura.
Quais os tipos de seguro de responsabilidade civil?
Os principais tipos de seguro de responsabilidade civil profissional disponíveis no mercado são para:
- Médicos e outros profissionais da Saúde
- Advogados e escritórios de advocacia
- Engenheiros, Arquitetos, Designers de Interiores e seus escritórios
- Contadores e escritórios de contabilidade
- Administrador e Corretor de imóveis, Imobiliária e Síndico profissional
- Empresas de tecnologia
- Agências de publicidade e/ou Profissionais de mídia
- Veterinários
- Certificação digital e seus escritórios
- Agente de jogador futebol
- Notários e Registradores
- Agências e Agentes de viagem
- Corretores de Seguros
Por isso, antes de escolher o seguro para cobrir a sua atuação, certifique-se de buscar um que tenha a ver com as particularidades do seu negócio.
Como escolher um seguro de responsabilidade civil?
Cada profissão tem suas particularidades e está sujeita a riscos específicos da sua atuação, por isso cada seguradora vai oferecer uma solução um pouco diferente e que tenha a ver com a sua atuação.
E você tem que escolher não só pelo preço, mas também pelas coberturas que lhe são oferecidas, porque não adianta pagar pouco e não estar realmente protegido, senão é comprar um guarda chuva com um baita furo.
Analise bem cada opção do mercado e escolha um seguro de responsabilidade civil profissional que proteja seu bolso e imagem sem letrinhas miúdas.
Chame os Drs. protect e saiba como escolher o seguro de responsabilidade civil com mais vantagens.
Conclusão
O seguro de responsabilidade civil profissional é aquela proteção que o profissional liberal ou autônomo não pode abrir mão, afinal, todos estamos sujeitos a erros e acidentes.
Agora que você conheceu todos os benefícios que essa solução oferece, escolha a opção que mais tem a ver com sua atuação, e não esqueça que a Drs. protect pode te ajudar nessa empreitada.