Olá, eu sou a Tati, franqueada da Drs. protect. falando diretamente de Santana de Parnaíba, SP e hoje explicaremos se o seguro de bike vale a pena!
Você reparou que nos últimos anos o número de ciclistas nas ruas mais que dobrou?
Seja qual for o motivo, o fato é que a cada dia que passa mais e mais pessoas têm investido nesse bem tão útil, divertido, saudável e que ainda beneficia o meio ambiente, a bicicleta.
E você sabia que assim como o Seguro Auto, também existe um seguro específico para proteger a sua bike, o tal do Seguro Bike?
Ficou curioso? Quer saber mais?
Então essa Pílula de Conhecimento é para você!
Ah, mas se preferir assistir ao vídeo deste conteúdo, é só acompanhar logo aqui embaixo!
Afinal, o seguro de bike vale a pena?
Não é de hoje que as bicicletas vêm ganhando espaço não só nas ruas, mas também no coração da população.
O reflexo disso é o aumento das ciclovias no país, que quase triplicaram nos últimos 7 anos, e hoje representam mais de 3 mil km apenas nas capitais brasileiras.
E na pandemia, quando ficamos impossibilitados de praticar esportes em locais fechados, o número de ciclistas deu um salto ainda maior: você sabia que em 2020 venderam-se 50% mais bikes do que em 2019?
Pois é!
Seja qual for a sua finalidade, esporte, lazer, meio de locomoção, a bicicleta tornou-se um bem precioso que precisa ser protegido, certo??
Não só pela fragilidade da magrela e a facilidade dela ser levada embora por algum gatuno, mas também porque os materiais utilizados na fabricação das bicicletas têm evoluído muito.
E com esta evolução de materiais, evoluiu também o preço!
Para não falarmos de conjuntos de rodas, sistemas de transmissão e outros, fiquemos apenas em um exemplo: afinal, o quadro, um dos itens mais importantes das bikes, pode ser de alumínio, aço cromo-molibdênio, fibra de carbono ou titânio.
Quadros com esses materiais podem ser mais voltados não só ao perfil do uso da bike, mas, também, a quanto se pretende investir na bicicleta, não sendo difícil, hoje em dia, ver bicicletas com valores acima de R$ 10mil.
Dito isso, mais uma vez, o seguro de bike vale a pena?
Sim, o seguro de bike vale a pena. Ainda mais se você costuma utilizar este veículo com certa frequência em ambientes urbanos, porque ele oferece uma proteção e tranquilidade necessárias para o dia a dia.
Que vai proteger não apenas os danos materiais da minha bike por algum acidente, como, também, sua subtração.
E como esse seguro funciona exatamente?
Você agora me olha com esse olhar de dúvida…
Como funciona a contratação?
É mais tranquilo do que contratar um Seguro Auto, mas é claro que também tem suas regrinhas e burocracias.
Antes de mais nada, eu vou ter que provar que a bike é minha, através da nota fiscal, para a seguradora saber qual o modelo certinho que está sendo protegido e o valor pago.
Depois disso, tenho que provar para a Seguradora que a bike está ok, e que ela é exatamente o que eu afirmo que ela é!
O que faz sentido, porque não existe placa, como no automóvel.
Preciso então mandar o número de série gravado na bike e algumas fotos, de acordo com os requerimentos de cada Seguradora.
Por que considerar um seguro para a sua bicicleta?
De forma resumida, é importante considerar um seguro para a sua bicicleta pelas seguintes razões:
- proteção contra roubos e danos
- proteção contra danos materiais e corporais causados a terceiros (a famosa responsabilidade civil)
- serviços de assistência, quando necessário
- planos ajustáveis
Todas essas razões só reforçam que o seguro de bike vale a pena para proteger esse bem que é muito importante para várias pessoas.
Leia também: Seguro de patinete elétrico: quais as vantagens de fazer um
Quais coberturas escolher no seguro bike?
Agora que você sabe que seguro de bike vale a pena, vem a parte difícil: quais coberturas escolher???
Toda seguradora tem a cobertura básica, que é aquela obrigatória, e as coberturas adicionais, que variam de seguradora para seguradora.
Vou dar aqui apenas um exemplo da Porto Seguro, mas existem outras excelentes seguradoras que oferecem esse produto, e que também são nossas parceiras, como a Argo, Berkley, Sura, Essor, entre outras.
Coberturas básicas
Lá na Porto Seguro, a Cobertura Básica (e obrigatória) é a de Danos à Bike, cobrindo qualquer dano material oriundo de incêndio, raio, explosão, impacto de veículos ou algum outro acidente.
Se eu também quiser a cobertura de Subtração de Bike, preciso contratá-la como cobertura adicional.
Claro que também existem regras para eu acionar a cobertura de Subtração, não basta eu simplesmente dizer: ei, Porto Seguro, a bike sumiu, alguém levou!
Nada disso!!
Precisa ser roubo (com violência ou grave ameaça) ou um furto qualificado com rompimento de obstáculo, e que tenha deixado vestígios ou constatado por Inquérito Policial.
Faz sentido, vai??
Coberturas adicionais
A Porto Seguro também tem as coberturas adicionais de:
- danos elétricos (voltada exclusivamente para bikes elétricas)
- garantia internacional (indenização por perdas e danos materiais ocorridos em território internacional)
- uma cobertura chamada Bike Bagagem, quando a minha bike estiver sob a responsabilidade da companhia aérea ou de transporte rodoviário, garantindo danos e extravio da bicicleta e seus acessórios
- danos corporais e materiais a terceiros.
Já na Argo, por exemplo, a cobertura básica abrange não apenas os danos de causa externa, inclusive oriundos de incêndio, raio e explosão, como também roubo e furto qualificado.
A Argo tem também o Bike Basic, que é um pacote mais baratinho, mas só abrange furto e roubo.
Então, não cobre danos materiais causados à magrela, e o Bike Mulher oferece umas assistências diferentes, como instalação de telas e grades na janela, troca de tomadas e interruptores, fixação de quadros, prateleiras, persianas, e várias outras coisinhas legais.
Assistências 24h
Preciso analisar e decidir o que faz sentido pra mim, afinal todos sabemos que a bike exige algum tipo de manutenção periódica para eu continuar pedalando com segurança.
Algumas dessas Assistências bacanas que vou encontrar por aí são:
- substituição de pneus, correntes e reparo de câmaras de ar
- substituição ou regulagem de selim, manetes de freios e cabos de aço
- lubrificação de correntes
- substituição ou regulagem de freios
- transporte e mão de obra em casos de quebra ou acidente
E, como já dissemos, cada seguradora vai ter seu produtinho com nomes diferentes, coberturas diferentes e assistências diferentes, então fique de olho e analise com base na sua real necessidade!
Viu só como o seguro de bike vale a pena? Então, o que está esperando para contratar um?
Se quiser contar com a melhor ajuda e experiência do mercado, entre em contato com a Drs. protect!
Temos parceria com as melhores seguradoras do país, o que significa que podemos oferecer propostas que atendem às suas necessidades e, melhor de tudo, cabem no seu bolso.
Solicite uma proposta de Seguro Bike para a Drs. protect e conheça as melhores opções para você!
Conclusão
À medida que as Bikes vêm ganhando espaço em nossas vidas, a necessidade de proteção desse bem cresce junto.
Conseguimos encontrar um Seguro ideal para cada tipo de bike e de ciclista, de acordo com cada contexto e necessidades. Por isso, o seguro de bike vale a pena!
Quanto mais coberturas e assistências eu quiser, mais caro o seguro vai ficar, é claro!
Então antes de contratar interessante proteção, estude, compare, analise e/ou entre em contato com um Dr. ou uma Dra. protect que estamos sempre à disposição para te ajudar!
Abraços e até a próxima,
Tati