É normal ficar preocupado com os reajustes de plano de saúde empresarial e o de 2024 está bem aí.
Fizemos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e mostrar os bastidores desses ajustes.
Vamos lá?
Por que ocorre reajuste de plano de saúde empresarial em 2024?
O reajuste de plano de saúde empresarial em 2024 ocorre devido ao aumento dos custos médicos, à inflação e ao envelhecimento da população, que elevam os gastos dos serviços de saúde.
A lógica é parecida com a de qualquer serviço ou produto que a gente usa: os custos sobem, seja por causa daquelas novidades tecnológicas top de linha que chegam na área da saúde, seja por novos medicamentos ou até mesmo por inflação.
Ah, e não nos esqueçamos do aumento de custos por aumento de utilização dos serviços médicos, a famosa “sinistralidade”.
Para os planos empresariais com até 29 beneficiários, a coisa funciona mais ou menos assim: a cada ano, as operadoras de saúde olham todos os custos, analisam o quanto o plano de saúde foi utilizado no último ano (sinistralidade) e, então, chegam a um novo valor.
Em regra, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve aprovar os reajustes dos planos de saúde empresariais com até 29 beneficiários.
Especialmente porque as empresas que contratam esses planos de uma operadora ficam no que se chama de “agrupamento” de clientes PME e todas sofrem o mesmo reajuste percentual (%).
Esse agrupamento acaba sendo um benefício, pois se um funcionário de uma empresa de menor porte tiver alguma situação crítica de saúde, como uma cirurgia do coração e trouxer custos elevados ao plano de saúde, isso não impactará no reajuste do plano apenas dessa empresa.
E se olharmos para a história recente, a ANS nunca “proibiu” um determinado reajuste de um plano de saúde empresarial PME, ou seja, a aprovação é meio que simbólica.
Mas o interessante dos planos de saúde empresariais é que para os grandes grupos, com 30 ou mais beneficiários, essa negociação é mais livre.
Ou seja, a empresa e a operadora de saúde têm carta branca para negociar o reajuste, sem se prender a um teto da ANS.
Vale a pena ressaltar que esse processo de negociação precisa ser justo e transparente, mas, especialmente, que os planos empresariais com +30 beneficiários costumam ter os menores reajustes do mercado!
Leia também: Plano de saúde PME: coberturas, vantagens e como escolher
Quando vai ocorrer o reajuste de plano de saúde empresarial em 2024?
O reajuste de plano de saúde empresarial de 2024 não tem uma data fixa que valha para todo mundo, porque cada empresa negocia diretamente com a operadora de saúde.
Normalmente, esses acordos também são anuais, mas a data e o índice de aumento vão variar conforme a data de assinatura de contrato entre a empresa e a operadora de saúde.
Se você já faz parte de um plano empresarial, vale a pena ficar de olho no que foi combinado, pois a empresa costuma comunicar os colaboradores antes do reajuste acontecer.
Então, fique atento aos avisos e, claro, à importante data de renovação do contrato que se aproxima.
De quanto será o aumento dos planos de saúde em 2024?
A estimativa é que os planos de saúde empresariais com até 29 beneficiários (PME) tenham um reajuste médio de 20% em 2024, um pouco abaixo do que as projeções feitas no início do ano.
Já para os planos de saúde empresariais com +30 beneficiários, não há estudos específicos, pois esses dados são mantidos em sigilo por empresas e operadoras de saúde. O que todos sabemos é que os reajustes dos planos de empresas de maior porte acabam sendo os menores do mercado!
E só a título de comparação, lembramos que os planos individuais já tiveram seu reajuste definido pela ANS: 6,91%.
Quais são os fatores que influenciam esse aumento?
Como mencionamos antes, os reajustes dos planos de saúde ocorrem para acompanhar os aumentos nos custos médicos, a inflação e até mesmo o envelhecimento da população.
Além desses fatores, os planos de saúde empresariais também lidam com uma outra importante variável: os dados de utilização dos planos de saúde, a famosa “sinistralidade”.
Se os planos acabam sendo mais utilizados do que originalmente estimado pelas operadoras, os custos dos serviços acabarão ficando maiores do que as receitas. Consequentemente, as operadoras de saúde serão obrigadas a aumentar seus preços!
Quanto plano de saúde pode aumentar por faixa etária?
Nos planos de saúde empresariais, o reajuste por faixa etária deve seguir as regras da ANS.
E como é que funciona essa história de faixa etária?
A ANS estipula faixas de idade e cada uma tem seu máximo permitido de aumento.
Tudo é baseado na ideia de que quanto mais a gente envelhece, mais cuidados com a saúde vamos precisar.
Então, em teoria, alguém que está mudando da faixa dos 29 para a dos 30 anos pode esperar um aumento, depois outra mudança lá pelos 40 anos, e assim por diante, até atingir a última faixa da tabela.
No caso de planos empresariais, o impacto desses reajustes por idade pode ser diluído, pois as operadoras podem considerar todo o grupo de beneficiários.
Isso ajuda a reduzir os saltos nos preços individuais por faixa etária.
Cada operadora tem as próprias tabelas e os aumentos só são aplicados em certos aniversários do plano ou do beneficiário. Então, dê uma conferida nas regras do seu plano para entender quando e como esses reajustes serão aplicados.
Leia também: Regras De Reajuste Dos Planos De Saúde! Individual, Por Adesão E Empresarial
Quais os desafios para as empresas com o reajuste de plano de saúde empresarial 2024?
Os desafios para as empresas com o reajuste de plano de saúde empresarial em 2024 está no contínuo aumento desses custos, obviamente, porque eles podem afetar a sustentabilidade da organização.
E tem mais, vale lembrar que as empresas precisam achar um equilíbrio entre o orçamento sem comprometer a qualidade dos benefícios oferecidos aos colaboradores.
Isso pode exigir negociações mais intensas com as operadoras de saúde e a busca por soluções criativas para manter os planos acessíveis e atrativos, sem sobrecarregar as finanças da empresa.
Como as empresas podem se preparar para o reajuste dos planos de saúde em 2024?
- manter reuniões trimestrais de acompanhamento da Sinistralidade
- negociar com as operadoras de saúde antes do período de reajuste
- analisar os serviços mais usados pelos funcionários e ajustar às necessidades deles
- investir em programas de bem-estar e saúde preventiva
- criar uma agenda periódica de palestras aos colaboradores sobre a melhor forma de utilização do plano de saúde
- criar uma reserva financeira para cobrir os reajustes
- manter uma comunicação clara e transparente com os colaboradores
- analisar diferentes opções de planos de saúde
Seguindo essas estratégias, as empresas podem se preparar melhor para os reajustes e minimizar os impactos financeiros, o que contribui para a satisfação e bem-estar dos colaboradores.
Quer encontrar as melhores opções de plano de saúde empresarial e por valores que cabem no seu bolso?
Conte com a Drs. protect!
Temos parcerias com as principais seguradoras e operadoras do país, que oferecem serviços íntegros e transparentes.
Solicite uma proposta para a Drs. protect e encontre as melhores soluções de plano de saúde empresarial!
Conclusão
Conseguiu entender os bastidores do reajuste de plano de saúde empresarial de 2024? Esse processo vem de diversos fatores, como o aumento dos custos médicos, a inflação e o envelhecimento da população.
E tem mais, variáveis como a sinistralidade, as negociações entre empresas e operadoras, e o perfil de saúde dos colaboradores também têm grande influência.
Compreender esses elementos pode ajudar sua empresa a se preparar melhor e a tomar decisões mais informadas para manter o equilíbrio financeiro e a qualidade dos benefícios oferecidos aos colaboradores.
Gostou deste conteúdo? Leia também sobre como solicitar reembolso no plano de saúde!