Garantir o acesso a escolas e faculdades privadas é fundamental para o futuro acadêmico e profissional dos nossos filhos e, nesse contexto, conhecer o seguro educacional e suas vantagens é interessante!
Afinal, o custo das mensalidades das instituições de ensino costuma ser bastante alto, representando uma despesa relevante das famílias brasileiras.
E como imprevistos podem acontecer e mudar o cenário familiar de uma hora para outra, nem sempre os pais possuem uma estabilidade financeira suficiente para bancar esses custos elevados na hora do aperto.
É justamente nessas horas de aperto e de mudança da renda familiar que entra o seguro educacional, um ramo de seguro focado em dar uma estabilidade financeira que garanta a educação do aluno por determinado período de tempo.
O seguro educacional, assim, é como se fosse uma garantia de que haverá recursos financeiros suficientes para que o aluno continue na escola ou faculdade, oferecendo uma tranquilidade maior aos pais.
Por outro lado, o seguro educacional também é uma excelente proteção para que as instituições de ensino recebam as mensalidades acordadas e não percam alunos por conta de imprevistos desagradáveis.
Vamos aprender mais sobre essa interessante proteção da educação? Continue a leitura para entender melhor o que é o seguro educacional, as coberturas oferecidas e dúvidas frequentes sobre o assunto!
O que é o seguro educacional?
Vamos imaginar a seguinte situação: um jovem pai é demitido do seu emprego e, como consequência, a renda familiar sofre uma queda abrupta e inesperada.
Hmm, e agora, como a família vai conseguir manter o pagamento da mensalidade escolar da filha?
O seguro educacional poderia entrar em cena para salvar a situação, uma vez que ele é uma ferramenta que ajuda a custear as despesas educacionais de um aluno em casos de imprevistos que prejudiquem o pagamento das mensalidades escolares.
Afinal, o objetivo principal do seguro educacional é garantir que os alunos de escolas e faculdades particulares consigam dar continuidade aos estudos diante de fatalidades que dificultem ou impossibilitem aos responsáveis financeiros do aluno manter o pagamento das mensalidades.
Inclusive, o seguro educacional tende a ser contratado pelas instituições de ensino e embutido nos custos das mensalidades escolares, sem que os pais nem saibam de tais custos.
Então, além de ser uma boa proteção à educação do aluno, o seguro educacional acaba protegendo as receitas (mensalidades escolares) e evitando a desagradável situação de ter que ver aquela garotinha, que há anos estuda na instituição, abandonar a escola.
Simples, não é mesmo?
Quais são as coberturas oferecidas?
Bom, neste momento você já sabe o que é seguro educacional, então vamos falar sobre as coberturas que ele oferece.
Talvez você já tenha percebido, mas citamos rapidamente que o desemprego involuntário pode ser uma das coberturas oferecidas. Além dele, também existem proteções em casos de:
- Morte do responsável financeiro
- Invalidez permanente total por acidente do responsável financeiro
- Invalidez permanente total por doença do responsável financeiro
- Desemprego involuntário do responsável financeiro
- Diárias de incapacidade temporária(DIT) por acidente do responsável financeiro
- Invalidez funcional permanente total por doença
- Morte acidental do educando
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente do educando
- Despesas médicas, hospitalares e odontológicas por acidente do educando
Falaremos sobre algumas delas a seguir:
Morte e invalidez permanente
As duas essenciais proteções oferecidas são as de morte e invalidez permanente por acidente do responsável financeiro pelo aluno.
Ou seja, se algo assim acontecer com o responsável financeiro pelo aluno, geralmente seus pais, o seguro educacional entra para custear as mensalidades escolares futuras.
Desemprego involuntário
Como mencionamos anteriormente, o desemprego involuntário também se enquadra como cobertura que o seguro educacional pode oferecer.
O objetivo é garantir o pagamento das contas escolares por um tempo específico (ex: 3 ou 6 meses) para que o responsável financeiro do aluno tenha tempo hábil para encontrar outro emprego ou renda.
Coberturas adicionais
Tem como contratar coberturas adicionais? A resposta é sim. Tem como contratar várias outras proteções como mencionamos antes, inclusive alguns serviços de assistência, como remoção de emergência e inter-hospitalar do educando, locação de aparelhos ortopédicos, aulas em casa etc..
Mas é preciso ter bastante atenção para que elas constem na apólice escolhida e que façam sentido aos olhos do contratante, pois cada uma delas terá seu custo, certo?
Tipos de contratação do seguro educacional
Saber o que é seguro educacional envolve conhecer também os tipos de contratação existentes. E não tem mistério, são somente dois tipos de contratação:
- individual, ou
- coletiva
Acompanhe a explicação sobre cada uma agora.
Contratação individual
No primeiro caso, existe a opção do responsável financeiro pelo aluno (educando) contratar o seguro educacional individualmente, apenas para ele(a).
Para tanto, faz-se necessário contatar uma seguradora que tenha registro da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e ofereça apólices do seguro educacional nesse formato.
Lembre-se sempre de escolher uma seguradora e seguro educacional que cubram as necessidades que você tiver para não ficar na mão no futuro, caso aconteça alguma coisa indesejada.
Mas, para sermos bem sinceros, são raríssimas as opções de contratação do seguro educacional nesse formato.
Contratação coletiva
Também existe o tipo de contratação coletiva, que é a mais comum. Nesta situação, a instituição de ensino busca fazer um convênio com alguma seguradora.
Só que tem um porém. Para que esse convênio seja possível, é preciso que pelo menos 50% dos alunos da instituição contratem o seguro.
Se esse for o caso, normalmente, os pais recebem a opção da contratação do seguro educacional na hora da matrícula e essa proteção passa a valer para o período letivo vigente.
Mas para bem sermos sinceros novamente, o mais comum é que a instituição de ensino contrate esta proteção para todos os seus alunos e inclua esse custo na hora de precificar a sua mensalidade.
Um ponto de atenção que reflete no preço do seguro educacional é o tamanho da proteção a ser contratada.
Uma opção é que o seguro educacional banque as mensalidades escolares até o final do ano letivo, que tende a ter um custo relativamente baixo.
A outra opção, mais custosa, é a que o seguro educacional banque as mensalidades escolares até o final do ciclo em que o aluno estiver matriculado.
Por exemplo, pode-se definir que a proteção seja suficiente para que o educando finalize o ensino fundamental ou médio.
Por óbvio, esta segunda opção tende a ser mais custosa, mas na nossa opinião é muito mais interessante e completa.
Dúvidas frequentes
Como funciona a cobertura para perda de emprego?
Se o responsável financeiro pelo aluno for demitido involuntariamente, as seguradoras passam a pagar a mensalidade escolar por um período de 3 ou 6 meses.
Nesse caso, o responsável precisará comprovar sua contratação em regime CLT na empresa por pelo menos 12 meses ininterruptos antes da demissão.
Agora, se a demissão for por justa causa, essa cobertura tende a não ter validade.
Como funciona a cobertura para compra de material escolar e uniforme?
Lembra das coberturas oferecidas que citamos, especificamente as de morte e invalidez permanente do responsável financeiro?
Bom, nesse tipo de infortúnio, essa cobertura prevê o pagamento de até duas mensalidades escolares, anualmente, para custeio do material escolar.
O que o seguro educacional não cobre?
Estamos quase no fim, mas antes precisamos falar sobre o que o seguro educacional não cobre.
Os seguros de acidentes pessoais que oferecem somente a proteção financeira contra acidentes dos educandos enquanto estiverem no estabelecimento de ensino ou no trajeto até ele, não se enquadram como seguro educacional.
Esta proteção pode até ser interessante quando oferecida como “complemento” ao produto, mas não possui o mesmo objetivo essencial do seguro educacional, qual seja, bancar as mensalidades escolares do educando.
Tão importante quanto esse lembrete, faz-se necessário lembrar da importância para as instituições de ensino em encontrar uma seguradora de confiança, com bom atendimento ao cliente e que ofereça coberturas amplas.
A Drs. protect sabe exatamente como te ajudar nisso.
Contamos com as principais seguradoras do país como parceiras, que oferecem seguros com o melhor custo-benefício para você.
Conheça as soluções da Drs. protect para seguro educacional e solicite uma proposta!
Conclusão
Como acidentes são situações imprevisíveis, é sempre bom se prevenir para o que pode acontecer, certo? Agora que você entendeu o que é seguro educacional, já sabe como fazer isso.
O principal é procurar por seguradoras que oferecem apólices amplas para cobrir todas as suas necessidades e oferecer a proteção que os seus alunos merecem.
Se quiser ler mais conteúdos e dicas relevantes para pessoas empreendedoras, acesse o blog da Drs. protect!