Com o passar do tempo, nossas necessidades de saúde mudam e, consequentemente, o custo do seguro ou plano de saúde também muda. Por isso, é importante conhecer as regras do reajuste por faixa etária do plano de saúde.
Ter esse conhecimento é o primeiro passo para ter certeza que o seu plano atenda as expectativas em cada nova etapa, sem se assustar com reajustes que parecem abusivos.
Para te ajudar, fizemos este conteúdo com a explicação do que é esse reajuste, quais são as faixas etárias dos planos e como esse processo funciona.
Vamos lá?
O que é o reajuste por faixa etária?
O reajuste por faixa etária é algo previsto em todos os contratos de planos de saúde e, como tal, tem regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que definem como eles podem ser realizados.
Como todos sabemos, ao longo do tempo as necessidades de saúde das pessoas mudam de acordo com as mudanças que vão acontecendo com nosso organismo.
Enquanto os jovens geralmente gozam de boa saúde e raramente precisam de cuidados médicos intensivos, as pessoas mais experientes costumam necessitar de tratamentos mais frequentes para evitar o surgimento ou agravamento de condições crônicas ou complexas.
Como consequência natural, os mais experientes têm maior probabilidade de utilizar os serviços médicos dos planos de saúde com mais frequência e intensidade do que pessoas mais jovens.
É aí que entra o reajuste do plano de saúde por faixa etária com um objetivo bem claro e que faz todo o sentido: equilibrar esses custos e garantir que as operadoras consigam oferecer serviços sustentáveis e adequados ao longo do tempo.
Consequentemente, o preço dos planos de saúde aumenta conforme a idade do usuário igualmente aumenta.
Quais são as faixas etárias do plano de saúde?
As faixas etárias de plano de saúde são categorizadas pelas seguradoras para que os reajustes das mensalidades sejam aplicados de acordo com a idade dos beneficiários.
Essas faixas etárias são determinadas por agrupamento de idades e devem seguir as normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme o seguinte padrão:
-
- 0 a 18 anos
- 19 a 23 anos
- 24 a 28 anos
- 29 a 33 anos
- 34 a 38 anos
- 39 a 43 anos
- 44 a 48 anos
- 49 a 53 anos
- 54 a 58 anos
- 59 anos ou mais
E a ANS regula os percentuais máximos de aumentos que podem ser aplicados a cada mudança de faixa etária, mas explicaremos isso melhor no próximo tópico.
Como funciona o reajuste por faixa etária no plano de saúde?
Como antecipamos, o uso de um plano de saúde tende a ser mais em conta quanto mais jovem é o beneficiário, e mais caro quanto mais experiente o mesmo beneficiário.
A lógica por trás disso é que pessoas mais jovens, em condições normais, utilizam menos os serviços de saúde, o que traz menos despesas operacionais para as operadoras de saúde.
Mas, na medida em que envelhecemos, as nossas idas a consultas médicas e a realização de exames e procedimentos também aumentam, certo? Isso acarreta no aumento do valor do plano.
Dessa forma, a tabela de reajuste de plano de saúde por faixa etária é atualizada pelas operadoras com o objetivo de refletir essas mudanças no uso dos serviços de saúde.
Leia também: Como funciona o reajuste do plano de saúde? Entenda o cálculo
As regras da ANS para reajuste por faixa etária
Sendo assim, a entidade determina que as categorias de faixas etárias devem ter valores proporcionais e claros para cada uma, de tal forma que não seja abusivo. E todo esse regramento sobre as faixas etárias está contido na Resolução Normativa nº 563 da ANS.
Assim, temos 3 regras básicas que norteiam o reajuste por faixa etária:
1) o preço de um plano de saúde da última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes ao preço da primeira faixa (0 a 18 anos).
2) a variação acumulada entre a sétima e a décima faixa etária não pode ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixa etária.
3) as variações por faixa etária não podem apresentar percentuais negativos.
Por fim, as operadoras de saúde precisam sempre avisar aos segurados sobre os reajustes que estão sendo aplicados em um determinado mês.
Quais são as categorias e tipos de plano de saúde?
Os planos de saúde podem ser categorizados e diferenciados de diversas formas com base em critérios distintos.
O intuito é permitir aos potenciais beneficiários escolherem aquele que melhor atende o que eles procuram.
Conheça as principais categorias e os tipos de plano:
1. Por abrangência geográfica
Nesta categoria, os planos se dividem em:
- Município
- Em um Grupo de Municípios
- Estado
- Em um Grupo de Estados
- Nacional
- e até com Atendimento no exterior
2. Por segmentação assistencial
Como forma de oferecer diferentes tipos de serviços, adaptados a necessidades também diferentes, um plano de saúde pode ser contratado como um:
- plano ambulatorial: oferece atendimento apenas a consultas e procedimentos sem a necessidade de internação
- plano hospitalar: mais raro de se encontrar, oferece somente procedimentos hospitalares e que necessitam de suas instalações, como pronto-socorro, cirurgias, internações e exames pré-operatório ou pré-natal
- plano ambulatorial ou hospitalar (com ou sem obstetrícia): oferece a cobertura mais completa, conjugando as coberturas do plano ambulatorial com a do hospitalar e pode, também, oferecer todo o atendimento durante o parto
- plano odontológico: feito para consultas, tratamentos e urgências odontológicas
3. Por tipo de acomodação
Como o nome indica, os planos dessa categoria são divididos com base nas acomodações, que são:
- enfermaria
- apartamento
A acomodação enfermaria é um quarto coletivo, onde o paciente divide o espaço com outros pacientes, enquanto que a acomodação apartamento se caracteriza por ser um quarto privativo, com maior conforto e privacidade.
Leia também: Plano de saúde: Enfermaria ou Apartamento? Saiba qual é a melhor opção!
4. Pela forma de contratação
Os planos podem ser contratados de formas diferentes e, nesse sentido, são divididos em planos de saúde:
- individuais ou familiares: contratados por pessoas físicas
- coletivos por adesão: também contratados por pessoas físicas, porém em regra nele reúnem-se pessoas de uma mesma categoria profissional vinculados a entidades de classe ou sindicatos
- empresariais: contratados por empresas como benefício a sócios, colaboradores e seus familiares
Temos parceria com as melhores operadoras e seguradoras de saúde do país, garantindo uma análise personalizada do que você procura para oferecer soluções eficazes.
Solicite uma proposta para a Drs. protect e encontre o plano ideal para você!
Conclusão
Entender como funciona o reajuste por faixa etária no plano de saúde é fundamental para fazer escolhas informadas e evitar surpresas no seu orçamento.
A ANS atua para que os reajustes por faixa etária sejam justos e proporcionais para que você fique protegido contra aumentos abusivos.
No mais, conhecer as categorias e tipos de plano de saúde disponíveis ajuda a encontrar a opção que melhor se adapta às suas necessidades e realidade financeira.
Se precisar de ajuda para escolher o plano ideal, conte com a Drs. protect!
Abs e até a próxima!