Drs. protect

Crédito Consignado: Quando Faz Sentido Disponibilizar Para Seus Funcionários?

 

 

 

 

O Crédito Consignado é uma modalidade prática e segura de empréstimo. Ele é bastante popular, principalmente, por conta de suas taxas bastante competitivas.

Dessa forma, uma instituição financeira que oferece esse tipo de crédito através de um convênio permite que qualquer instituição privada disponibilize uma linha de empréstimo consignado aos seus funcionários que trabalham com carteira assinada.

 

 

O que é crédito consignado?

O crédito consignado é um tipo de empréstimo em que o valor das parcelas devidas é descontado diretamente do benefício INSS (no caso de aposentados ou pensionistas) ou do contracheque do contratante. 

Ele é visto como uma ótima opção para pessoas que precisam de crédito em um curto espaço de tempo. Isso acontece porque ele é disponibilizado com baixas taxas de juros, podendo ser contratado para diversos fins.

Assim, o crédito consignado pode ser obtido através de bancos ou instituições financeiras ou, o que motiva este post, por empresas parceiras destas instituições. No entanto, a parcela mensal do consignado possui um limite máximo (margem consignável) de 30% do valor do salário. 

Por possuir uma garantia maior de pagamento, essa modalidade de empréstimo é caracterizada por uma maior agilidade na contratação e menores taxas de juros.

 

Empréstimo com garantia do Automóvel

Como oferecer empréstimo consignado?

Basta que a empresa interessada em oferecer este benefício a seus colaboradores entre em contato com uma instituição que trabalhe com crédito consignado e assine um contrato de parceria, estabelecendo as regras e deveres das partes. 

A principal responsabilidade da empresa que passa a oferecer o consignado a seus colaboradores é fazer a retenção mensal de valores do salário de cada colaborador e repassá-los à instituição parceira. 

Assim, por exemplo, se o funcionário perder o vínculo empregatício no período em que o contrato do crédito consignado estiver em vigor, a empresa terá que reter o valor total ou parcial devido pelo colaborador até o limite máximo de 30% da verba rescisória. 

Caso esse valor não seja suficiente para o pagamento total da dívida, o ex-colaborador precisará negociar outra maneira de pagar a instituição financeira.

 

Crédito Consignado: quando faz sentido disponibilizar para seus funcionários?

Quando uma empresa disponibiliza uma linha de crédito consignado aos seus funcionários, ela facilita a obtenção de empréstimo pelos seus colaboradores a um custo menor do que eles encontrariam no mercado, em alguns casos até mesmo por colaboradores que estejam com o nome negativado.

Como consequência, o consignado é uma forma interessante de gerar um impacto positivo na vida pessoal do colaborador e na sua percepção em relação à empresa, fomentando, assim, um aumento de produtividade e comprometimento do funcionário.

Além disso, quando uma organização oferece esse tipo de crédito, fica bastante claro que ela se preocupa com a gestão dos recursos financeiros dos seus funcionários e que os apoia.

Outro ponto importante é que a oferta do consignado é um processo fácil e sem riscos para a empresa, já que em caso de demissões de colaboradores, por exemplo, a responsabilidade de pagamento da dívida é exclusiva do funcionário contratante.

 

 

Conclusão

Já viu que a oferta do Consignado pode ser uma boa tanto para seus colaboradores quanto para a sua empresa, não é?

Mas, se ainda ficou em dúvida, fale com uma Dra. ou Dr. protect.

Abs e até a próxima.

Sair da versão mobile