A tecnologia permitiu que empresas e consumidores possam aproveitar várias vantagens relacionadas a formas de pagamento de uma compra, que antes não eram possíveis.
Uma dessas facilidades é o parcelamento de boletos, uma tecnologia que pode ser uma maneira eficiente de uma empresa aumentar as suas vendas, tornando seus produtos mais acessíveis financeiramente.
Já para o seu cliente, essa tecnologia cria a oportunidade de organizar suas contas e ter um respiro nas despesas.
Se você ficou curioso, vem com a gente entender exatamente como funciona o boleto parcelado e quando aplicá-lo na sua empresa pode ser positivo para suas vendas e, também, para as finanças dos seus clientes.
Boa leitura.
Como funciona o boleto parcelado
O boleto parcelado é uma modalidade de crédito que permite ao cliente pagar um boleto em parcelas, porém o estabelecimento emissor do boleto recebe o valor total da compra em D+1.
Existem várias soluções financeiras que oferecem esse serviço para empresas e lojistas, sempre com a cobrança de taxas de juros sobre as parcelas, afinal, não há almoço de graça, não é?
São justamente essas taxas que vão guiar a sua escolha caso você queira oferecer essa modalidade de pagamento ao seu cliente ou caso você queira pagar algum boleto de um fornecedor de forma parcelada para melhorar o seu fluxo de caixa.
Por ora, entenda que essa modalidade de pagamento pode ser benéfica para os estabelecimentos, cujos produtos podem se tornar acessíveis a mais pessoas.
Além de ser vantajoso também para o consumidor, que pode diluir o valor de um boleto em um mês de aperto, por exemplo.
Quando usar boleto parcelado
Do ponto de vista do empresário, oferecer a opção de parcelar o boleto pode ser uma forma de alavancar as vendas e, do lado do consumidor, uma maneira de aumentar o poder de consumo.
Como dissemos, há taxas envolvidas neste parcelamento, então não serão todos os casos em que valerá a pena parcelar um boleto.
Fazer uso dessa tecnologia para pagar contas de consumo recorrentes certamente não é algo tão vantajoso assim, uma vez que no mês seguinte as mesmas contas estarão lá mais uma vez.
O parcelamento de boleto pode ser vantajoso especialmente na venda produtos de valor agregado um pouco maior, como:
- Materiais de construção
- Mobiliário
- Eletrodomésticos
- Vestuário
A ideia, nesses casos, é oferecer o parcelamento de uma compra sem necessariamente fazer uso de um cartão de crédito do cliente, o que pode ser uma forma interessante de permitir que consumidores que nem tenham esse dinheiro de plástico passem a comprar no seu estabelecimento.
Como fazer boleto parcelado
Entender como dividir um boleto pode ser um divisor de água para sua organização financeira e um ampliador de receitas para o seu negócio, e a forma de fazer isso é utilizando a tecnologia.
A seguir, temos algumas formas de se conseguir trazer essa tecnologia de boleto parcelado nas suas vendas.
Aplicativos de pagamento
As fintechs, instituições financeiras que surgem no digital, a cada dia têm novas opções de serviços, e muitas delas disponibilizam formas de se parcelar o pagamento de boletos.
Há aplicativos de pagamentos que permitem que as empresas ofereçam parcelamento de boletos ao seu cliente e há, também, aplicativos que permitem que o próprio usuário parcele quase qualquer compra.
A grande questão neste ponto é escolher qual solução tem as melhores taxas para que o parcelamento realmente seja vantajoso para todos os envolvidos.
Internet banking
Bancos tradicionais também podem permitir o parcelamento de boletos, geralmente por meio de ferramentas de internet banking, então, se sua empresa tem conta em algum banco, verifique se a função está disponível e se as taxas de juros são interessantes.
É possível pagar um boleto parcelado no cartão?
É possível pagar um boleto parcelado no cartão de crédito, contudo, as taxas podem ser maiores ou menores a depender de qual instituição estará por trás dessa solução.
Mas como isso funciona na prática? Vamos ver alguns exemplos que ajudam a ilustrar essa situação:
Essa tecnologia pode ser utilizada em 3 contextos:
1) Imagine que um supermercado quer trazer fluxo de clientes para a loja a oferecer mais um serviço: o parcelamento dos boletos que o cliente tem a pagar, desde o boleto do conserto de carros ao boleto de uma compra online, por exemplo, ou mesmo o boleto da escola dos filhos ou do condomínio.
O cliente, assim, ganha a possibilidade de parcelar uma despesa no cartão de crédito dele e o supermercado pode ganhar um percentual (%) de todo o volume financeiro transacionado.
2) Seguindo o exemplo do supermercado, vamos a uma outra situação: imagine que uma chuva forte causou o destelhamento da loja e o supermercado negociou com o empreiteiro o valor do serviço à vista.
Na sequência, o empreiteiro emite um boleto já com o desconto e o supermercado paga este boleto parcelado no cartão de crédito (e o melhor: o empreiteiro recebe o valor à vista!).
3) A terceira e última situação é uma empresa de cobrança em que um dos clientes é, por exemplo, um condomínio. Com essa tecnologia, é possível mandar ao condômino que não pagou 6 meses de mensalidade um único boleto com o total da dívida e permitir que o devedor parcele a dívida em até 18x no cartão de crédito.
Essa tecnologia permite, então, que seu estabelecimento agregue um novo serviço, tenha mais ferramentas para negociar com fornecedores e, ainda, possa ter uma nova fonte de receita!
Quando parcelar boletos na empresa
A princípio, oferecer uma solução para parcelamento de boletos na sua empresa, de cara vai permitir um aumento nas vendas, uma vez que você retira a objeção de muitos clientes em potencial.
Mais do que isso, com a tecnologia certa você pode, sim, receber o valor da venda à vista e o seu cliente ter a tranquilidade de pagar o valor parcelado.
Além disso, você também pode negociar descontos com seus fornecedores para pagar à vista e parcelar os boletos, tudo pela mesma plataforma.
E esses pagamentos não são nada burocráticos, pelo contrário, são até muito mais simples do que outras formas de crediários, por isso é uma solução bastante eficiente para ter na sua empresa.
Vale a pena pagar boleto parcelado?
A resposta mais segura é: depende.
Depende principalmente das taxas de juros do momento e também da sua situação financeira, pois há situações em que vale a pena parcelar para ter caixa e poder organizar as finanças, absorvendo o que vier de juros.
Para isso, é importante entender a situação, conhecer as opções do mercado e fazer as contas para parcelar os boletos.
A quantidade de parcelas também impacta muito nos juros, por isso é interessante que você tenha um planejamento para entender qual situação fica melhor.
Pode ser que o parcelamento em duas vezes seja o suficiente para você se organizar, em outros casos, é melhor fazer em 10x e ter tempo hábil para se recuperar financeiramente.
Pensando nisso, a plataforma que a Drs. protect oferece pode permitir o parcelamento em até 18 vezes no cartão de crédito do cliente, com as melhores taxas do mercado e que melhor rentabiliza o seu negócio!
E por que escrevemos “pode permitir”? Ora, porque nosso parceiro avalia o contexto de operação, do negócio e do produto para entender se o parcelamento de boletos é algo viável ou não!
Parcele boletos da sua empresa em até 18x no cartão com a Drs. protect.
Conclusão
O parcelamento de boletos é um método de pagamento bastante interessante para que as pessoas possam ter mais poder de compra, enquanto as empresas recebem o valor cheio no Caixa.
Portanto, considere oferecer essa possibilidade para seus clientes e, também, para negociar melhores condições com seus fornecedores.
A Drs. protect te ajuda nisso, clique e conheça nossa solução.