- Plano de Saúde para empresa aos olhos dos colaboradores
- 5 benefícios do plano de saúde para empresa
- Garantia de tratamento e atendimento
- Redução de afastamentos e faltas
- Aumento da produtividade
- Valorização dos funcionários traz comprometimento
- Atração e retenção de talentos gera Resultados
- Conclusão
Os 5 benefícios do Plano de Saúde para empresa são tão claros que não mais se discute a sua importância, apenas a sua extensão e impacto.
Dentre os impactos positivos para a empresa e seus colaboradores, entendemos como os cinco mais importantes:
- Garantia de atendimento e tratamento
- Redução de afastamentos e faltas
- Aumento da Produtividade
- Valorização dos funcionários traz comprometimento
- Atração e retenção de talentos geram Resultados
Olá eu sou o Marcelo, franqueado da Drs. protect.
Hoje vamos falar sobre os benefícios de um Plano de Saúde para a sua empresa, que são tão claros que não se discute mais a sua importância, apenas a sua extensão e impacto.
Se você ainda tem dúvidas de quais são esses benefícios para a sua empresa, então esse conteúdo é para você.
Se você preferir ver o mesmo conteúdo em vídeo, segue o link do nosso Canal do Youtube:
Quando comecei minha empreitada no mundo corporativo, no começo da década de 80, trabalhávamos sem nada do que se vê hoje em dia em termos de tecnologia, como celular, notebook, aplicativos, softwares etc..
E na parte de gestão de Benefícios a colaboradores também estávamos a anos luz do cardápio de opções que se tem hoje em dia.
Foi-se o tempo em que o salário era a único atrativo que os profissionais enxergavam para aceitar um emprego.
A cultura e o mindset (palavra bonita, não?) das novas gerações de trabalhadores trouxeram esta nova forma de se pensar o trabalho nosso de todo dia.
Agora as empresas precisam criar políticas de Benefícios que vão muito além da mera recompensa financeira para reter e atrair talentos e manter um ambiente propício à inovação e colaboração.
Quer exemplos?
Esta mudança cultural somada à evolução das leis trabalhistas e ao desenvolvimento de tecnologias e novos produtos traz hoje ao RH das empresas muito mais formas de atender a todas as necessidades e preocupações da equipe de colaboradores.
E, como você deve ter percebido, o Plano de Saúde continua sendo um aspecto importante para todos os brasileiros.
Será?
Plano de Saúde para empresa aos olhos dos colaboradores
Em um mercado tão competitivo como o que vivemos, independentemente de ter 2 ou 200 funcionários, a empresa deve analisar o impacto que a oferta de um Plano de Saúde aos colaboradores pode gerar no crescimento do seu negócio.
Uma pesquisa feita pela agência de seguros Mercer Marsh apontou que 60% dos profissionais se preocupam mais com a própria Saúde do que com sua carreira ou no acúmulo de dinheiro.
Na contramão deste fato, somente 14% das empresas consideram os Benefícios relacionados a Saúde e o bem-estar de seus colaboradores como prioritários.
Diversos outros estudos, como o do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, demonstram a importância da preocupação por parte das organizações com o bem estar e qualidade de vida dos colaboradores. (Boni, achei que este parágrafo ficou meio “solto”, o que vc acha?)
Segundo uma outra pesquisa da Catho, 74,6% dos brasileiros responderam que a assistência médica era o Benefício que mais os impulsionava, seguido da participação nos lucros.
Ou seja, a importância da oferta do Plano de Saúde como Benefícios aos colaboradores é inquestionável, mas cabe a você, gestor, entender o momento da sua empresa e decidir se já é possível oferecer o Plano de Saúde a seus colaboradores.
Seja qual for o caminho escolhido, uma estratégia indicada é envolver os colaboradores no processo de decisão.
Você pode, por exemplo, fazer um questionário e perguntar aos seus colaboradores quais os Benefícios mais desejados, valorizando a comunicação e o engajamento da sua equipe no processo.
E, por que não, perguntar se o próprio colaborador não teria interesse em bancar todo ou parte do investimento mensal em um Plano de Saúde.
Afinal, o preço de um Plano de Saúde Empresarial é quase a metade do preço de um Plano de Saúde semelhante quando contratado através da Pessoa Física.
Neste cenário, você atende a um desejo da equipe e pode, no limite, não ter nenhuma despesa adicional no Caixa!
Pronto, já está quase convencido a contratar um Plano de Saúde para a sua empresa?
Então se segure, pois agora traremos ainda mais informação que lhe motivará a pensar com carinho nessa possibilidade!
5 benefícios do Plano de Saúde para empresa
Aos meus olhos, os 5 principais benefícios do Plano de Saúde para empresa são:
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do Plano de saúde para empresa, vamos explicar um a um para você.
E, no final, você entenderá qual o profundo impacto que este importante benefício a colaboradores pode trazer para a sua empresa!
- Garantia de tratamento e atendimento
Muitas doenças ou são agravadas por ou são consequência de hábitos e estilos de vida, como por exemplo, diabetes, obesidade, depressão, câncer etc..
Em regra, os Planos de Saúde oferecem programas de prevenção e reabilitação para tratar e mudar estes hábitos e/ou controlar doenças crônicas.
Programas estes que são acompanhados por equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas etc..
Para garantir que o Plano de Saúde ofereça o tratamento e o atendimento adequados, a ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar), órgão do Governo Federal, regula, fiscaliza e padroniza os procedimentos oferecidos pelos Planos de Saúde.
Para as operadoras oferecerem os produtos de saúde, elas são obrigadas a seguir normas, tais como:
- Prazos máximos de atendimento
- Ampla diversidade de especialidades médicas
- Cobertura geográfica, conforme contrato
- Rol de procedimentos obrigatórios, ampliado a cada dois anos
Essas exigências fazem com que a garantia na eficácia no tratamento com um Plano de Saúde privado seja maior do que e o encontrado no sistema de Saúde Pública.
Segundo o artigo 196 “a saúde é direito de todos e dever do Estado”, mas, infelizmente, o atendimento pelo SUS deixa a desejar.
Como consequência, em uma empresa ofertando um Plano de Saúde, as pessoas que a compõem e a fazem funcionar tendem a estar mais bem assistidas.
- Redução de afastamentos e faltas
Com equipes cada vez menores e estruturas enxutas, a ausência de um único profissional pode trazer um desequilíbrio que comprometa a produção diária da empresa.
Por outro lado, com um Plano de Saúde o trabalhador terá que faltar menos por questões de saúde, pois ele não gastará horas em hospitais públicos nem pegará longas filas de espera para ser atendido ou para levar seus filhos ao médico.
Esse simples fato acaba por ajudar a manter a regularidade da presença da equipe no dia a dia.
Ao mesmo tempo, com funcionários saudáveis haverá uma menor incidência de faltas e afastamentos, reduzindo o famoso absenteísmo (taí outra palavra bonita que eu sempre quis usar).
- Aumento da produtividade
Em uma rotina de trabalho intensa, é compreensível os colaboradores, eventualmente, negligenciarem algumas rotinas de cuidados pessoais no seu dia a dia.
Com um Plano de Saúde, certamente fica mais fácil para os seus funcionários fazerem um acompanhamento mais adequado da própria saúde, o que pode, também, ajudar a prevenir as principais doenças relacionadas ao trabalho.
Da mesma forma que temos que fazer revisões periódicas em nossos automóveis, devemos realizar check-ups regularmente para não sermos pegos desprevenidos.
Caso o funcionário não tenha condição de cuidar de sua saúde física e mental, passa a ser um problema para a empresa, pois é provável que sua capacidade de produção diminua pouco a pouco.
Por outro lado, a sensação de amparo por parte da organização faz toda a diferença no resultado final, na entrega diária das atividades de cada trabalhador, potencializando o aumento da produtividade do colaborador, da equipe e, portanto, da empresa.
- Valorização dos funcionários traz comprometimento
O Plano de Saúde é um benefício que pode ser estendido a cônjuges, filhos e agregados e possibilita que o colaborador fique tranquilo e focado em desempenhar melhor sua função.
Motivo: ele sabe que caso ocorra um imprevisto com seus entes queridos, estes terão um atendimento de qualidade.
Como consequência, o colaborador se sente protegido e valorizado pela empresa!
Ao valorizar o colaborador, a organização constrói um ambiente de trabalho mais agradável e harmonioso.
Essa interação entre empresa, colaborador e sua família cria um senso de gratidão, gerando profissionais mais comprometidos com a empresa.
- Atração e retenção de talentos geram Resultados
As empresas são obrigadas por lei a fornecer alguns benefícios para os colaboradores (ex: Vale Transporte), enquanto alguns outros benefícios são opcionais.
O Plano de saúde para colaboradores se encaixa nestes últimos, mas é um benefício muito valorizado, como citamos anteriormente.
Infelizmente, o Plano de Saúde nem sempre acaba sendo ofertado pelas empresas em função de ser um investimento de valor mensal relativamente elevado e/ou pela dificuldade de se encontrar um plano que espelhe as reais necessidades da empresa e da sua equipe.
Como é inegável que o convênio médico é um chamariz para atrair e reter talentos, por que não pensar em alternativas de divisão deste custo com o próprio colaborador, como mencionamos no começo deste texto?
Afinal, a maior riqueza de uma empresa são seus talentos, na verdade uma empresa para ter sucesso precisa de profissionais altamente qualificados.
Encontrar profissionais qualificados e que atendam às necessidades das empresas não é tarefa fácil, como todos sabemos.
E a oferta de um Plano de Saúde é uma vantagem para se fazer uma contratação e mesmo para reter os talentos de uma empresa.
Tão importante quanto essa conclusão meio óbvia é entender que todos os benefícios de um Plano de Saúde para empresa que citamos antes também reforçam a atração e a retenção de talentos.
Como?
Ora, a simples oferta de um Plano de Saúde para colaboradores traz a garantia de atendimento e tratamento e a redução de afastamentos e faltas da equipe.
Estes, por outro lado, acabam naturalmente levando a um aumento da produtividade de cada colaborador e, portanto, da empresa.
Produtividade esta que é potencializada pela natural valorização sentida pelos colaboradores, que se engajarão e se comprometerão sobremaneira com a empresa.
Ao encontrar um ambiente de trabalho com uma equipe que (quase) não falta, que se sente valorizada e comprometida com o trabalho e cuja produtividade é elevada, será que você optará por sair da empresa por qualquer motivo?
Ou será que você não se sentirá compelido a trabalhar nesta mesma equipe?
E, por fim, percebe que a atração e a retenção de talentos, somados aos benefícios que citei antes, tendem a melhorar e impulsionar dia após dia os Resultados da empresa?
Quer saber qual o Plano de Saúde mais barato para a sua empresa, para o seu contexto?
Veja nosso blog post a respeito clicando aqui!
Conclusão
As vantagens para as empresas da oferta de um amplo rol de Benefícios aos seus colaboradores são inúmeras.
Mas os benefícios do Plano de Saúde para empresa são tão incontestáveis e profundos, que é difícil não encontrar uma empresa que jamais pensou em seguir este caminho.
Faço questão de lembrar da importância do auxílio de um especialista para lhe ajudar a avaliar e encontrar o melhor Plano de Saúde para o contexto da sua empresa.
Principalmente para tirar dúvidas quanto à facilidade de se implantar este excelente Benefício a colaboradoras sem custo ou com um custo menor para a empresa ao dividir a conta com a equipe.
E, ainda assim, poder usufruir das imensas vantagens que o Plano de Saúde pode trazer para a sua equipe e para a sua empresa.
Isto porque a maior conquista da oferta de um Plano de Saúde é a melhora na satisfação e motivação de toda a equipe, que acabam gerando melhores resultados para a empresa.
Agora que você já sabe os principais benefícios do plano de saúde para empresa, entre em contato com um Dr. protect, especialista na Saúde financeira das empresas.
Estamos aqui para lhe ajudar no que for preciso.
Abraços,
Marcelo
Gostou do texto? Então descubra como funciona uma política de benefícios e incentivos.