Olá, eu sou o Richard, fundador da Rede de Franquias Drs. protect.
Vamos hoje ser bem objetivos e pragmáticos: você parcela suas vendas em poucas vezes e gostaria de AUMENTAR o poder de compra do seu cliente?
Como, você me pergunta, se as taxas das maquininhas de cartão corroem minha lucratividade?
Calma, se segura aí, porque esse conteúdo é para você!
Afinal, como aumentar o poder de compra do seu cliente?
Muito bem, em 2019 existiam 123 milhões de cartões de crédito nas mãos dos brasileiros, dos quais 90% eram das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Destes inúmeros brasileiros portadores de cartão de crédito, 79% têm o hábito de parcelar!
Vendo esses números, fica difícil imaginar que um negócio não permita o parcelamento de compras no cartão, não é?
Pois é, só que o outro lado da moeda é: 85% dos lojistas NÃO permitem o parcelamento das compras pelos seus clientes!
Opa, será que os empreendedores e executivos brasileiros NÃO gostam de vender???
Óbvio que não!
Os 4 problemas da venda parcelada
São 4 os maiores dificultadores para uma maior oferta do parcelamento de compras:
- Taxas muito altas cobradas pelas maquininhas de cartão quando se parcela em mais de 4 vezes.
- Quanto mais parcelam as compras pelo cliente, mais os lojistas demoram para receber o dinheiro das maquininhas de cartão. Por outro lado, as contas a pagar do negócio, por óbvio, continuam chegando todo mês. Quando parcelam as vendas, como consequência, os lojistas podem ter problemas de Caixa.
- Uma alternativa para sanar esse problema do Fluxo de Caixa é a antecipação dessas vendas parceladas, certo? Porém, quando antecipam os valores, o custo de antecipação é ainda mais salgado.
- Como consequência deste contexto, invariavelmente a Margem de Lucro da venda parcelada fica bastante estreita!
Exemplos de negócios com dificuldades em parcelar
Talvez por conta dos problemas da venda parcela que acabamos de mencionar, existem algumas atividades econômicas que têm bastante dificuldade em permitir a seus clientes o parcelamento, em regra porque possuem as seguintes características:
- Possuem produtos e serviços de uso não recorrente, ou seja, cliente não faz compras no negócio todo mês
- Ticket médio das vendas é elevado
- Ausência de parcelamento das compras ou parcelamento em no máximo 2 ou 4 vezes
Veja abaixo uma rápida lista de algumas dessas atividades econômicas:
- autopeças, mecânicas e revendas de carros
- clínicas de saúde e estética
- lojas de materiais de construção
- academias de ginástica (ex: plano anual)
- arquitetos
- óticas
- eletrodomésticos e eletroeletrônicos
- maquinários e implementos agrícolas
- alinhamento/balanceamento de pneus
- consultórios médicos e dentários
- lojas de móveis planejados e de roupas
- autoescola
- eventos
- funerárias
- marceneiros, gesseiros, pintores
- imobiliárias e corretores de imóveis
Então, como aumentar o poder de compra do cliente?
Dado o contexto que mostramos, como posso aumentar o poder de compra do cliente?
Permitir o parcelamento sem ônus para ambas as partes
A solução é permitir o parcelamento de compras sem que seu negócio tenha custos na transação!
Existe uma solução que permite que meu cliente parcele as compras dele em até 18x, sem que eu tenha que me preocupar com nenhuma daquelas questões típicas do parcelamento!
Melhor, eu recebo todo o valor das vendas parceladas no próximo dia útil às vendas (D+1) e sem o desconto de nenhuma taxa de cartão ou de antecipação!
Ou seja, se eu fizer uma venda de R$ 1 mil parcelada em 10x, ao invés de ter que esperar 10 meses para receber esse valor ou precisar pagar uma taxa de 10% ou 20% para antecipar esse recebimento, no próximo dia útil o meu Caixa recebe aqueles R$ 1 mil.
No fim do dia, eu não só mantenho ou aumento a rentabilidade do meu negócio, como ainda melhoro o Capital de Giro e consigo aumentar o poder de compra do meu cliente!
E permitindo o parcelamento da compra em mais vezes, é possível que o cliente passe a comprar mais no meu negócio.
O que também tende a potencializar mais as vendas dos meus produtos ou serviços de maior valor, que antes só eram vendidos à vista ou em 2 ou 3x e que, agora, passam a ser mais acessíveis.
Você talvez esteja se perguntando: sei, qual é a mágica?
Simples de explicar: faça de conta que eu, empresário, já permito o parcelamento de compras em até 3x no cartão e não quero trocar o adquirente atual, seja ele a Cielo, Rede, Getnet, Stone etc..
Em termos práticos, eu, empresário, arco com as taxas das maquininhas de cartão na famosa opção “taxas ao lojista”.
Nesse caso, então, eu preciso apenas encontrar um parceiro que esteja disposto a financiar a compra para o meu cliente e me ofereça a tecnologia necessária para tal.
Assim, quando eu oferecer o parcelamento de compras de 4 a 18x no cartão do cliente, estarei escolhendo a opção de “taxas ao portador ou cliente”.
Automaticamente, o sistema calcula e adiciona os custos da operação ao valor da compra, sempre com total transparência ao cliente, portador do cartão, que pode comparar as opções por parcela e escolher aquela que melhor se encaixa no bolso dele.
Percebeu que o sistema é transparente e transfere o poder da escolha ao cliente?
Eu, lojista, posso escolher as opções de taxas ao lojista ou taxas ao cliente tanto de forma manual, venda a venda, ou de forma automática, modalidade que me oferece mais agilidade e eficiência no ponto de venda.
A Drs. protect é uma forma moderna, leve e gostosa de atender as demandas latentes e ignoradas das pessoas empreendedoras!
Conclusão
Viu, só?
Não é mágica, é tecnologia e agilidade.
No caso que aqui relatamos, mostramos inclusive as telas do sistema de um de nossos parceiros, a Cappta, empresa do Grupo Stone, que já é a 4ª maior adquirente ou máquina de cartão do país.
Mas basta você encontrar um bom parceiro para o seu contexto, que ofereça boas taxas ao seu cliente e tecnologia para facilitar a vida de todos os envolvidos.
Achando este parceiro, seu negócio aumenta o poder de compra do seu cliente, o que tende a gerar mais vendas, melhorar a rentabilidade e, ainda, fortalecer o Capital de Giro do seu negócio!
Parece mágica, mas não é.
Ficou com alguma dúvida?
Então manda ela ali nos comentários que uma Dra. ou Dr. protect lhe ajudará.
Abraço e até a próxima!