O 5 probleminhas que podem crescer e destruir o seu negócio
Como diz o velho ditado “o diabo mora nos detalhes”.
Muitas vezes, o que pode levar uma empresa à falência são problemas aparentemente bobos e, justamente por isso, não levados a sério.
Deixar seus negócios correndo riscos por problemas simples é um deslize que ninguém quer cometer.
Por isso, vamos entender como passar longe deles!
1. Não ter metas claras
Você sabe onde a sua empresa está?
Aonde ela quer chegar?
E como fará para alcançar esse objetivo?
Para chegar a todas essas respostas, é preciso definir qual a meta da sua empresa e fazer um planejamento detalhado.
É impossível chegar a algum lugar quando você não sabe para onde está indo!
Uma das metas que toda empresa deseja alcançar é aumentar a lucratividade e é somente com um planejamento que isso será possível.
Invista em planejamento, observe e estude as tendências, tenha métricas e saiba utilizar os dados a seu favor na hora da tomada de decisões para atingir os seus objetivos.
2. Não registrar as operações
Você precisa criar o hábito e um sistema para registrar tudo o que é feito na sua empresa.
Os processos administrativos, gestão de estoque, produção, vendas, absolutamente tudo.
Dessa forma, fica muito mais fácil rastrear os possíveis erros e encontrar soluções que vão otimizar o seu trabalho.
Como dito no item anterior, as métricas irão te ajudar com dados reais na hora da tomada de decisões.
3. Não se comunicar claramente
Quando você é gestor, você é como o capitão de um navio.
Para não deixar o navio afundar, é imprescindível uma boa comunicação com a tripulação, garantindo que todos saibam exatamente o que fazer.
Uma equipe que não se comunica acaba ficando perdida, ociosa, perde tempo e acaba tendo muito retrabalho.
Depois de definir as metas e os processos, defina muito bem as funções e se comunique de forma clara, não deixando seus colaboradores com dúvidas ou receios de se expressar e contribuir para melhorar o trabalho.
4. Não investir em uma boa equipe
Nunca economize esforços para montar uma equipe excelente para os seus negócios, afinal, são os seus colaboradores que vão garantir a qualidade do seu produto ou serviço.
Escolha as melhores pessoas que puder e sempre invista em formação profissional.
Quando você reconhecer um talento na sua equipe, trabalhe para desenvolvê-lo ainda mais.
Quando você explora todo o potencial da sua equipe o seu negócio evolui muito.
Da mesma forma, funcionários desmotivados farão seus negócios patinarem, não trarão soluções e você é quem paga a conta no final.
5. Não pensar na segurança do seu patrimônio
Levar anos construindo um negócio, investir tempo, dinheiro, carinho, dedicação e perder tudo para um acidente é motivo mais do que suficiente para o Senhor Raivinha dar as caras.
Por isso é tão importante garantir a segurança dos seus negócios.
A Súmula 21 da ANS permite a sua mudança de Plano de Saúde dentro da mesma Operadora SEM carências!
Se você não sabia disso, veja nosso blog post a respeito clicando aqui!
Conclusão
Bom, esses são alguns lembretes básicos do que temos que fazer para que nossa empresa seja o sucesso que queremos.
Ficou com alguma dúvida?
Fale com uma Dra. ou Dr. protect.
Abs e até a próxima!