- Quais são as Operadoras de Saúde com os menores Reajustes anuais em seus Planos de Saúde?
- Conclusão
Quais são as Operadoras de Saúde com os
menores Reajustes anuais em seus Planos de Saúde?
Olá, eu sou o Richard, fundador da Rede de Franquias Drs. protect.
Nós já fizemos alguns conteúdos bem legais, mas o de hoje é especial: quais são as Operadoras de Saúde com os menores Reajustes anuais em Planos de Saúde?
Ficou curioso?
Então esse post é para você.
Se preferir, eis o link do vídeo no nosso Canal do Youtube:
Os Planos de Saúde Individuais e Familiares são, em tese, os que possuem menores Reajustes anuais, até por conta do teto de Reajuste definido pela ANS, a Agência Nacional de Saúde.
Mas será que é isso mesmo?
Fato é que muitas famílias perceberam que a oferta de Planos de Saúde Individuais e Familiares tem ficado cada vez mais rara.
E têm usado duas alternativas para contratar um Plano de Saúde.
Os contratos Coletivos de menor porte, por nós conhecidos como Planos de Saúde por Adesão e Empresariais com até 29 beneficiários.
Vamos, então, fazer a comparação dos Reajustes destes planos com base em informações oficiais do site da ANS?
Infelizmente os dados no ano passado ainda não foram oficialmente divulgados pela ANS, mas pegamos os dados dos 6 anos anteriores.
Nesta base constam os dados de mais de 500 Operadoras de Saúde que trabalham com Planos de Saúde Coletivos com até 29 Beneficiários!
Comecemos com uma tabela com os tetos dos Reajustes dos Planos de Saúde Individuais e Familiares aprovados pela ANS.
Em seis anos, o total destes Reajustes foi de quase 70%!!!
Então, permitam-me começar nossa análise dizendo que estes Reajustes NÃO são tãããão maravilhosos, certo?
Agora comparemos esses Reajustes com o Total dos Reajustes anuais das mais de 500 Operadoras de Saúde que citamos.
Perceba que a somatória da média dos Reajustes dos Planos de Saúde Coletivos das 500 Operadoras nestes mesmos 6 anos foi apenas 6% acima dos Reajustes dos Planos Individuais.
Agora comparemos esses dados com os Reajustes das 6 maiores Operadoras de Saúde do Brasil.
Percebeu que no período o TOTAL dos Reajustes dos Planos de Saúde Coletivos das 6 maiores Operadoras de Saúde foi de 35% a 41% a mais do que os Reajustes dos Planos de Saúde Individuais e Familiares?
Com uma interessante exceção: a Hapvida, uma Operadora fortíssima no Nordeste brasileiro, que teve um total de Reajustes no período apenas 10% acima dos Reajustes dos planos Individuais e Familiares.
Por óbvio que podemos reclamar destes Reajustes dos planos Coletivos com até 29 Beneficiários das maiores Operadoras, que claramente estão acima dos Reajustes dos planos Individuais e Familiares.
Porém, poucos lembram que a inflação médica é algo mundialmente controverso, pois o custo da tecnologia mais e mais encarece os serviços médicos e pesa sobremaneira nestes Reajustes.
Mas a pergunta a se fazer é: será que a extensão da Rede de Atendimento, a agilidade na marcação de consultas, o uso de tecnologia avançada e a qualidade de médicos, clínicas e laboratórios das 6 maiores Operadoras de Saúde vale esse custo adicional?
Se a sua resposta para essa pergunta for não, isso não vale a pena, então a questão passa a ser outra.
Afinal, quais são as Operadoras cujos Reajustes de planos Coletivos com até 29 beneficiários se portam mais próximos aos Reajustes dos planos Individuais e Familiares?
Nos dados dos 3.069 Reajustes das mais de 500 Operadoras de Saúde nos 6 anos que analisamos, 1.662 ou 54% dos Reajustes de planos Coletivos com até 29 Beneficiários foram MENORES ou IGUAIS aos Reajustes dos planos Individuais e Familiares!!
Ou seja, mais da metade dos Reajustes praticados no mercado são inferiores ou iguais aos Reajustes dos planos Individuais e Familiares.
Mas ninguém fala sobre isso!!
Desses 1.662 Reajustes que mencionamos, 966 são das Unimeds Regionais!!!
Ou seja, quase 60% dos Reajustes de planos Coletivos com até 29 beneficiários que são menores ou iguais aos Reajustes dos planos Individuais e Familiares, foram praticados pelas Unimeds Regionais.
Como todo Plano de Saúde Regional, estas Unimeds costumam, em muitas localidades, ser a única opção de Atendimento.
Mas em outras tantas localidades, a oferta de Planos de Saúde coletivos com até 29 beneficiários tem mais opções, às vezes, mais completas e ao gosto do cliente.
Quer saber quais são as regras do Reajuste atual por tipo de Plano de Saúde?
Veja nosso blog post a respeito clicando aqui!
Conclusão importante!
É questão, então, de entender quão enxuto ou quão completo você precisa que o Plano de Saúde da sua empresa ou da sua família seja.
E, especialmente, ter claro na sua cabeça que o preço mais barato de um Plano de Saúde Coletivo hoje pode ser mais caro do que um Plano de Saúde Individual amanhã por conta dos Reajustes praticados ano a ano!
Para não ser pego desprevenido, basta perguntar a quem está lhe ajudando a escolher este Plano de Saúde quais os Reajustes que a Operadora em questão tem praticado nos últimos anos.
Agora, se você chegou até aqui e continua com alguma dúvida, divida ela nos comentários ou entre em contato com a Drs. protect, tenho certeza que lhe ajudaremos a buscar as informações que você precisa.
Abraço e até a próxima!
Richard