Sejam bem vindos a mais um super informativo (porém leve e didático) post!
Tenho me deparado nos últimos meses com muitas dúvidas e muitas questões sobre o plano de saúde para MEI.
Muitos nem sequer sabem que existe esta possibilidade e continuam pagando valores altíssimos nos seus planos de saúde Individuais e Familiares.
Ou, pior, permanecem sem plano de saúde devido à incorreta percepção de que faltam opções no mercado ou que as que existem são caras.
Mas não se desespere: estou aqui para sanar todas as suas dúvidas sobre planos de saúde para MEI!
Vamos lá?
Como funciona um plano de saúde para MEI?
O plano de saúde para MEI é muito parecido com os planos que são contratados por pessoas físicas. Logo, é possível ter acesso aos benefícios a partir do pagamento de uma mensalidade.
As coberturas são variadas e podem incluir consultas, exames, emergência, procedimentos cirúrgicos e até internações, se for necessário.
Da mesma forma, também existe um tempo de carência para que alguns serviços e benefícios possam ser usados.
Ah, e tem um detalhe.
Desde janeiro de 2018, pequenos empresários que exercem atividades autônomas podem contratar um plano de saúde empresarial, como foi determinado pela Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS).
Só é preciso ter um CNPJ do tipo MEI ativo há 6 meses, no mínimo, e ter um dependente (algum colaborador ou familiar).
Leia mais: Como funciona o plano de saúde Bradesco? — Guia completo
Quando contratar um plano de saúde para MEI?
É importante contratar um plano de saúde para MEI assim que os requisitos citados acima forem cumpridos, que são:
- ter o CNPJ ativo há 6 meses
- ter pelo menos um dependente
Porque é sempre de bom senso ter um plano de saúde para ter a garantia de serviços eficientes a qualquer momento, tanto para emergências, que podem acontecer, quanto para exames mais de rotina.
Aliás, é fundamental que os microempreendedores tenham acesso a consultas rotineiras para prevenir qualquer tipo de doença e manter a saúde em dia.
Dessa forma, também é possível economizar em gastos que seriam necessários para tratar o que não foi prevenido.
Portanto, é uma boa ideia contratar um plano de saúde assim que der.
O que é importante estar atento antes de contratar um plano de saúde para MEI?
É normal que as pessoas procurem saber qual plano de saúde para MEI é o mais barato, mas esquecem de avaliar alguns pontos importantes antes de contratar um.
A fim de evitar dores de cabeça futuras, separamos algumas dicas do que analisar:
Necessidades e coberturas
O primeiro ponto é prestar atenção nas próprias necessidades e interesses para saber quais coberturas buscar.
Aí o ideal é contratar planos que atendam essas demandas para garantir bons serviços de cuidado à saúde que sejam condizentes com aquilo que se espera.
Rede credenciada
Outro detalhe interessante a se analisar antes de contratar um plano de saúde para MEI é a rede credenciada oferecida, ou seja, checar quais são os hospitais, laboratórios, médicos e outros serviços que fazem parte do plano.
Ah, vale a pena também verificar se existem boas opções perto do trabalho e da própria casa dos beneficiários do plano de saúde.
Carência e tempo de espera
Também é bom dar uma olhada nos períodos de carência do plano de saúde para que os benefícios sejam utilizados o mais rápido possível depois da contratação.
Isso é bom especialmente para que ninguém seja pego de surpresa com esses períodos de carência logo após contratar um plano de saúde.
Ah, e importante lembrar que alguns planos de saúde reduzem carências, a depender se os beneficiários já estavam em outros planos de saúde na hora da contratação.
Abrangência geográfica
Por último, é importante estar atento para a abrangência geográfica do plano.
O que isso significa?
Basicamente, olhar se as coberturas do plano são regionais ou nacionais. Esse detalhe é fundamental para saber se existem serviços médicos além da sua região, especialmente importante caso você e sua família se deslocam com alguma frequência.
Quanto custa o plano de saúde para MEI?
Enfim, uma das perguntas que as pessoas mais fazem é: “qual é o preço do plano de saúde para MEI?”
Como ele é contratado dentro da categoria empresarial, ele tende a ser mais barato que o plano individual.
É claro que o valor vai depender de cada operadora ou seguradora, mas o plano de saúde para MEI pode ser mais ou menos 40% mais barato do que o mesmo plano Individual ou Familiar da mesma operadora ou seguradora de saúde.
Vale a pena avaliar rapidamente as opções de planos e operadoras, que vamos mostrar a seguir!
Qual o melhor plano de saúde para quem tem MEI?
Agora que já entendemos bem a figura do MEI, vamos ao ponto: plano de saúde para MEI, qual o melhor?
Assim como em qualquer escolha de plano de saúde (Individual, Adesão, Empresarial, Familiar), faz-se necessário um estudo específico, caso a caso mesmo!
Ou seja, não tem uma resposta genérica, que serve para todos!
Tudo depende de quanto você quer gastar, de qual rede de atendimento (hospitais, clínicas laboratórios) você faz questão de ter (mais próxima da sua casa?), qual o tamanho do reembolso você quer etc. etc.!
Até porque, hoje, encontramos no mercado uma enorme variedade de seguradoras e operadoras de saúde que aceitam a figura do MEI no plano de saúde Empresarial, como mostramos no quadro abaixo para a região da grande de São Paulo:
Seja qual for a Operadora ou Seguradora de Saúde de sua preferência, alguns requisitos não mudam.
Por exemplo: a regulamentação permite que o CNPJ do tipo MEI tenha um único funcionário. E um plano de saúde para MEI aceita a inclusão não apenas desse funcionário, como também de seus dependentes.
Caso esse MEI tenha um estagiário, ele entra como funcionário (não é permitido um funcionário e um estagiário).
Outro ponto em comum: é necessário que o MEI esteja formalizado há pelo menos 180 dias!!!
Esse é um ponto bem importante e inegociável, não adianta choro nem reclamação! 🙁
Operadoras de saúde
A maior parte das operadoras de Saúde, como Amil, Notredame Intermédica (GNDI), Biovida, Seguros Unimed, Golden Cross, Sulamérica, Trasmontano (entre outras), oferecem Planos de Saúde para MEI a partir de duas vidas, podendo ter apenas 1 titular.
Por exemplo: o próprio empresário MEI e sua esposa!
Já o Bradesco é diferente e oferece planos de saúde para MEI a partir de um titular (o próprio empresário MEI), mas exige um mínimo de 3 vidas (ex: o empresário MEI + sua esposa e seu filho)!
Sabe qual a parte interessante dessa história toda????
Não importa o tamanho da sua empresa e o tipo do seu CNPJ, as operadoras de saúde oferecerão os mesmos planos de saúde, os mesmos preços e a mesma rede de atendimento!!!!
Em tempos de luta por igualdade de tratamento e respeito, isso é bem legal, né?
Claro que quanto mais vidas, mais barato tende a ser o preço do plano de saúde.
Mas isso só será verdade para empresas cujos planos de saúde tenham 29 ou mais beneficiários.
Ou seja, o CNPJ do tipo MEI recebe a mesma oferta e o mesmo tratamento do que empresas com CNPJs do tipo ME, EIRELI, LTDA etc..
Você, MEI, é uma empresa e tem direito a um bom plano de saúde Empresarial!!
O que mais levar em consideração?
Último ponto que acho sensacional e entendo quase como um fator determinante para você contratar um plano como MEI e não de forma individual: O PREÇO!!!!
O preço de um plano de saúde para MEI (Empresarial) chega a ser quase a metade do preço de um plano de saúde Individual ou contratado por Adesão.
Sem contar que os planos de saúde Individual ou Familiar estão se tornando uma raridade no Brasil, as opções são bem diminutas mesmo.
Então, se eu ainda não tinha te convencido a contratar um plano de saúde Empresarial através do seu CNPJ do tipo MEI, acredito que, agora, eu te convenci, certo?
Como a Drs. protect pode te ajudar?
Um dos maiores objetivos da Drs. protect é oferecer soluções para demandas latentes de pessoas empreendedoras. Dentro delas, temos benefícios adequados e de qualidade para que uma empresa funcione com um ótimo ambiente de trabalho e saúde dos colaboradores.
Logo, com a Drs. protect, você já sai com vantagem! Porque aqui oferecemos ótimas opções de plano de saúde, inclusive para MEI.
Contamos com a parceria das melhores seguradoras e operadoras de saúde do país para isso.
Melhor ainda, conseguimos achar a opção perfeita, que atenda todas as suas demandas e ainda caiba no seu bolso.
Conheça as soluções da Drs. protect para planos de saúde para MEI e solicite uma proposta!
Conclusão
É extremamente vantajosa a formalização do MEI!
Mesmo que não houvesse qualquer outro benefício, só pela possibilidade de contratação de um plano de saúde Empresarial já valeria a pena!
As opções de operadoras e seguradoras de saúde aumentam (e muito) quando se trata de um plano empresarial, além do valor diminuir consideravelmente!
Seja como for, sempre avalie, entenda e faça um estudo para encontrar o melhor plano de saúde para MEI que se encaixe perfeitamente pra você e sua família!
Ficou com alguma dúvida?
Quer conhecer mais?
Entre em contato conosco por aqui, e-mail, whatsapp, sinal de fumaça ou a forma que melhor funcionar para você.
Abraço,
Tati